Semana da Água reúne atividades de educação ambiental para crianças

Ações realizadas pelo Samae tiveram como objetivo demonstrar a importância da preservação da água e do meio ambiente

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) promoveu, de 30 de setembro a 03 de outubro, mais uma edição da Semana Municipal da Água. As ações, organizadas pelo núcleo de Educação Ambiental da autarquia, tiveram como objetivo demonstrar a importância da preservação da água e do meio ambiente para crianças de Caxias do Sul.

Foram realizados um roteiro educativo Caminhos da Água especial com a Escola Jardelino Ramos, três palestrinhas do Samaezito nas escolas Lápis de Cor e Nivaldo Kercher, e uma oficina de produção de filtro caseiro na Escola Padre Antônio Vieira. A equipe de educadores ambientais também esteve presente na 35ª Feira do Livro, promovendo atividades como jogos educativos e pintura em desenhos com as crianças presentes no evento.

Para a diretora-presidente do Samae, Amarilda Bortolotto, as atividades da Semana Municipal da Água priorizaram, principalmente, o público infantil, foco do núcleo de Educação Ambiental da autarquia. “Observamos com muita atenção as crianças quando o tema é preservação da água, porque entendemos que elas são fortes difusoras do conhecimento”, frisou.

A professora da Escola Lápis de Cor, Paola Molon dos Reis, ressaltou a importância das atividades que abordam hábitos do dia a dia para o uso da água. “A palestra faz com que as crianças aprendam para que serve e como cuidar da água, tanto em casa como na escola. Então, os cuidados com alguns hábitos cotidianos, como escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho, ganham maior atenção. A presença do Samaezito é um incentivo maior ainda para que elas tomem os devidos cuidados”, relatou.

1 de 3 imagens

Foto por Ana Paula Rossi

Foto por Natalí Gubert

Foto por Marco Zeminhani

Educação Ambiental do Samae

O núcleo de Educação Ambiental do Samae é composto por estudantes das áreas de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental. Dentre as ações periódicas gratuitas que a equipe realiza estão os roteiros Caminhos da Água, as palestras educativas do Samaezito e as ações em eventos, como o Caxias Mais Feliz. Quem deseja agendar alguma atividade, pode entrar em contato pelo telefone (54) 3220-8600 - ramal 216.

Assessoria de Imprensa - Samae