Estudantes da Escola Municipal Ruben Bento Alves são premiados no concurso Dedo Verde

Os cinco vencedores receberam prêmios exclusivos e customizados

O palco principal da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul foi espaço, na tarde deste sábado (05/10), para a premiação dos cinco estudantes vencedores do concurso cultural Dedo Verde, promovido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). A partir do tema deste ano, “Arborização urbana: plantando hoje, pensando no amanhã”, a iniciativa recebeu a inscrição de 220 desenhos, produzidos por alunos de 13 escolas públicas e particulares do município.

Todas as obras inscritas no concurso exploraram cenários urbanos mais arborizados, buscando integrar a população com a natureza. O tema deste ano teve como objetivo promover a reflexão entre os estudantes sobre tornar a cidade mais agradável, proporcionando espaços mais verdes entre as construções, no ponto de vista ambiental.

A votação para a escolha dos vencedores ocorreu pelo site da Prefeitura, por meio de um formulário eletrônico, e registrou mais de 12,9 mil votos. Os cinco alunos premiados estudam na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ruben Bento Alves. Em primeiro lugar, ficou o estudante Antônio Lorenzo Belica de Lima, com a obra “Árvore da Vida”. O segundo lugar ficou com a aluna Sophia Emanuele dos Santos Pinheiro, com o desenho “Obra de Arte da Sophia”. Em terceiro lugar, Paulo Miguel de Oliveira Bastos, com a obra “Árvore da Sorte”. No quarto lugar, o aluno Pedro Henrique Feijó Dias, com o desenho “A árvore mais grande que você já viu” e em quinto lugar, a obra “Cuidando da Árvore”, do estudante Adryel Diogo Machado da Paixão.

Os vencedores receberam uma mochila com um kit de material escolar, uma garrafa squeeze e uma toalha de pescoço, além de uma almofada impressa com a obra de cada aluno. Por conta de outra atividade em que as crianças estavam envolvidas, quem recebeu os prêmios foi a professora de artes, Grasiele dos Santos da Silva.

“A sala ficou em festa quando os alunos souberam que ganharam! Eles ficaram muito felizes e contentes com o resultado”, conta Grasiele.

Ao final da premiação, a gerente de educação ambiental da Semma, Cassiane Giacomelli, realizou a contação da história “A Viagem da Sementinha”, elaborada pelos servidores da secretaria.

“A história traz a ideia de propagação do verde, seja plantando árvores ou cuidando da natureza”, ressalta Cassiane.

As crianças que participaram da contação puderam finalizar a capa do livro ao pintarem seus dedos de verde para colorirem as folhas da árvore.

1 de 5 imagens

Foto por Grasiela Couto