Escola Municipal Villa Lobos recebe prêmio de primeiro lugar no I Festival Educasom

Escolas Prefeito Luciano Corsetti e Érico Cavinato levaram segundo e terceiro lugares

A manhã desta sexta-feira (04/10) foi cheia de música e torcidas animadas na cerimônia de premiação do I Festival Educasom. O evento lotou a Sala de Teatro Professor Valentim Lazzarotto do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A programação contou com falas de abertura dos secretários das pastas da Educação (Smed) e da Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), apresentação das bandas e grupos musicais e a entrega dos troféus e certificados. O projeto, realizado pela Guarda Municipal (GM) por meio do Centro de Ações Preventivas (CAP), é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) e pelo Grupo de Trabalho Interligar. O titular da Secretaria Municipal da Habitação, Claudir de Bittencourt, também prestigiou a premiação.

As seis escolas municipais de Ensino Fundamental que estavam concorrendo eram Carlin Fabris, Érico Cavinato, Jardelino Ramos, José de Alencar, Prefeito Luciano Corsetti e Villa Lobos, com as bandas CF5, As Gurias, Jardelino Sinfônico, Garotos do Rei, LCT8 e Banda do Villa, respectivamente. Após as apresentações, os membros das bandas e professores orientadores foram chamados ao palco para receber um certificado de participação do projeto.

Depois deste momento, foram anunciados os vencedores. Em terceiro lugar, ficou o grupo musical As Gurias, em segundo lugar, a banda LCT8, e, levando o troféu de primeiro lugar, a Banda do Villa. O troféu foi confeccionado especialmente para o evento por estudantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Entre os critérios de avaliação dos jurados, estavam o envolvimento da escola no projeto, o videoclipe enviado, a performance no palco, harmonia, melodia, composição e originalidade da letra. Integraram o corpo de jurados o guarda civil municipal Givanildo Antonio Dutra, as assessoras pedagógicas da Smed, Lucila Guedes de Oliveira e Maria Madalena Quadros, e o coordenador e professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Vitor Hugo Manzke.

Para a secretária da Educação, Marina Matiello, é muito gratificante ver atividades que conseguem captar tamanho entusiasmo dos professores e estudantes. “A ideia de musicalização da Banda Vanguarda agregou muito na educação dos nossos estudantes. É também muito bonito ver a vontade dos professores em educar. Só temos a aprender com esta iniciativa”, comenta.

O titular da SMSPPS, Ederson Albuquerque Cunha, também divide o sentimento de satisfação pelo trabalho realizado. “É uma oportunidade para celebrar uma ideia preventiva que pode mudar todo um cenário. A Banda Vanguarda juntamente com a Cipave realizaram um trabalho de esperança e conseguiram passar uma mensagem de paz através dessa ideia cativante”, afirma.

O gerente da GM, Ronaldo Godoy, que conduziu a celebração, destaca que o evento superou as expectativas. “A Guarda Municipal está muito contente com os resultados obtidos por meio do Educasom. O festival foi um sucesso! Os projetos de prevenção continuarão a ser feitos e aprimorados para os próximos anos, fortalecendo as parcerias, principalmente com a Smed, para que juntos possamos construir uma sociedade mais cidadã”, ressalta.

O professor Cristiano Cemin e o estudante do 4º ano, Pedro Henrique Girelli dos Santos, da Escola Villa Lobos, ganhadora do primeiro lugar, contam que foi uma grande emoção para todos receber o troféu. “O sentimento de felicidade para mim, como professor, é muito grande, porque a gente acompanha todo o processo deles no dia a dia, sabemos das dificuldades que cada um tem e, quando vemos um resultado assim, ficamos muito emocionados. Vemos que estamos no caminho certo”, ressalta Cristiano. “Foi muito bom participar desse projeto, eu gostei bastante e é uma emoção muito grande ficar em primeiro lugar. Quando anunciaram o segundo lugar, eu achei que não tinha mais como ficarmos em primeiro, mas conseguimos!”, destaca Pedro Henrique, entusiasmado.

Durante o evento, uma das surpresas ficou por conta do anúncio da coordenadora da Unidade de Arte e Cultura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Aline Carneiro, que revelou que as bandas das três escolas vencedoras participarão, no dia 11 de dezembro, da programação do Natal Caxias Mais Feliz 2019.

Assessoria de Imprensa - Smed e SMSPPS

1 de 19 imagens