3ª edição do Parque das Crianças da Prefeitura de Caxias do Sul será no dia 12 de outubro

Evento acontece das 14h às 17h, no Parque Cinquentenário, com diversas atividades gratuitas

Um evento especial para o Dia das Crianças ocorre no sábado (12/10), no Parque Cinquentenário, em Caxias do Sul. A festa “Parque das Crianças” está sendo organizada pela Coordenadoria de Comunicação da prefeitura em parceria com o Procon Caxias do Sul, e busca proporcionar à comunidade uma tarde de diversão, lazer e bem-estar. O evento acontecerá das 14h às 17h e contará com distribuição gratuita de suco, chips de batata frita e picolé, além de pipoca, algodão-doce, frutas, erva-mate e água quente para o chimarrão.

Durante o evento, as crianças poderão participar de oficinas recreativas sobre finanças, em que aprenderão sobre educação financeira, diferenciando o que são necessidades básicas, importantes ou supérfluas, e receberão os “economis”, uma moeda fictícia com a qual poderão acessar brinquedos e atividades do parque ou trocar por lanches. Segundo Luiz Fernando Del Rio Horn, coordenador do Procon Caxias do Sul, a proposta da “Proconlândia” é ensinar brincando.

“O Procon tem como preocupação o consumidor. Isso inclui também aqueles que serão os futuros consumidores, ou seja, nossas crianças e adolescentes, que precisam e carecem de uma educação para o consumo, uma educação doméstica e financeira, atrelada a uma educação digital. Dessa forma, poderão se tornar boas pessoas e bons consumidores conscientes de suas responsabilidades, dos seus direitos e deveres”, enfatizou Luiz Fernando.

O Parque das Crianças também faz parte do programa Consumidor do Futuro, parceria do Procon com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), que leva conscientização sobre consumo, economias e finanças para a rede municipal de ensino. “As oficinas demonstram às crianças que elas precisam agregar conhecimento, através de atividades diversas, para obter algum ganho, em busca de um resultado que traga para elas conhecimento sobre valor. E, acima de tudo, que elas possam lembrar da sua data com alegria, atrelando isso a uma ideia de responsabilidade, que deve ser formada desde os anos iniciais”, reforçou Horn.

No Parque das Crianças, a comunidade também poderá aproveitar brinquedos infláveis, jogos, como xadrez gigante, atividades do Ônibus Brincalhão e cama elástica, além de oficinas de inglês, musicalização, dança, teatro e capoeira. Também estão previstos desfiles de bandas marciais, dicas para plantio de hortas urbanas, cadastro para castração gratuita de animais, pintura de rosto, jogos de saúde bucal e avaliação odontológica.

“O momento busca proporcionar à comunidade caxiense uma tarde de diversão, lazer e bem-estar em um dos parques da cidade. Trata-se da união de esforços, talentos e serviços de órgãos do poder Executivo e empresas da iniciativa privada, que se somam para bem atender à população”, enfatizou Caroline Bertelli, gerente de Relações Públicas da prefeitura. A programação ainda inclui serviços de saúde e corte de cabelo gratuitos. Em caso de chuva, o evento será transferido para domingo (13/10).

O Parque das Crianças tem como apoiadores as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Smosp); Cultura (SMC); Recursos Humanos e Logística (SMRHL); Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa); Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM); Meio Ambiente (Semma); Esporte e Lazer (Smel); Educação (Smed); Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS); além do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgotos (Samae), da Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O apoio externo é do 12° BPM, Erva-Mate Jacutinga, Faculdade Anhanguera, Escola Sérgio Hoffman, Roseflor, Top Estética Bucal e KNN Inglês.

Trânsito

Em virtude do evento, o tráfego de veículos na rua Nossa Senhora Auxiliadora, entre a avenida Júlio de Castilhos e a rua do Rosário, no bairro Cinquentenário, será bloqueado das 12h às 18h. Agentes da SMTTM farão a fiscalização e orientação no local. O transporte coletivo urbano funcionará normalmente.

Assessoria de Imprensa - Procon