Smed realiza ação alusiva ao Setembro Amarelo

Servidores foram recebidos com panfletos sobre valorização à vida e balões amarelos

O início da manhã e tarde desta quarta-feira (11/09) para os servidores e visitantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed) começou um pouco diferente. Eles foram surpreendidos com vários balões amarelos pendurados no portão, recepção e elevador da Smed e recepcionados com panfletos do Centro de Valorização à Vida (CVV). A ação é alusiva ao Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

1 de 3 imagens

Foto por Carolina Canton

Por e-mail, as escolas municipais também receberam uma indicação do site da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), que disponibiliza materiais sobre a campanha. “O Setembro Amarelo surge para que possamos olhar com mais atenção para a triste realidade, onde ocorrem mais de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. É a segunda causa de morte mais comum entre jovens de 15 a 29 anos. As nossas escolas possuem um papel importante e desafiador na identificação e encaminhamento de potenciais situações de risco, bem como na prevenção. Diálogos transformativos podem gerar acolhida e reflexão”, explica Délcio Cruz Junior, assessor pedagógico referência da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE).

Sônia Rossetti, psicóloga da Smed, destaca a importância de investir na ampliação e fortalecimento das relações interpessoais. “Uma rede social ampliada implica em mais apoio emocional. Mais do que focar no suicídio, é importante valorizar a vida e aprender com as frustrações e os desafios. É uma oportunidade para ressignificar as nossas percepções sobre o que nos acontece e mobilizar energia para comportamentos mais saudáveis”, afirma.

Em Caxias do Sul, quem precisar de ajuda pode procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24H) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, há o número 188 do CVV. A ligação é gratuita e pode ser feita 24h. No site, é possível conversar por e-mail ou chat.

Assessoria de Imprensa - Smed

1 de 6 imagens