Secretaria da Educação — (54) 3901-2323

Rua Borges de Medeiros, 260, Centro

© 2020 Prefeitura de Caxias do Sul

Semma realiza ação em parceria com Projeto Girassol

Mais de 40 estudantes da Escola Municipal Dolaimes Stédile Angeli participaram das atividades

O setor de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) proporcionou para mais de 40 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolaimes Stédile Angeli o projeto Plantar e Colher – Hortas Urbanas. A ação foi uma parceria com o Projeto Girassol, desenvolvido pela Agrale na escola, que busca envolver as crianças em atividades em que elas possam aprender sobre a preservação ambiental, como a construção de hortas coletivas.

Os estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental tiveram contato com o projeto da Semma, que consiste em ensinar como funcionam o plantio e os cuidados com as plantas. As crianças receberam um pequeno pote que encheram com terra e depois puderam escolher uma semente como beterraba, cebolinha, alface e manjericão, para plantarem. Esse projeto visa principalmente desenvolver o senso de responsabilidade dos estudantes, visto que eles acompanharão o processo de crescimento da planta.

“Eu gostei e aprendi bastante! Aprendi que para as plantas crescerem elas precisam de solo úmido e que a gente não pode encharcar a terra, senão ela morre. Vou continuar cuidando dela quando chegar em casa”, exaltou Pietro Monteiro, aluno de nove anos. “Essa geração precisa se envolver, ter esse conhecimento vai agregar muito, porque a gente sabe que em casa eles não têm. São poucos que cultivam, são poucas famílias que fazem horta, poucas que têm esse contato com a terra. Então para eles eu acho que é bem interessante”, contou a professora Camila Lourenço Antunes.

A Semma busca desenvolver projetos para conscientizar a população acerca da preservação ambiental. Existem diversas atividades gratuitas para públicos de todas as idades, como o Plantar e Colher, palestras, teatro de fantoches e roteiros guiados no Mato Sartori e Jardim Botânico. Agendamentos pelo telefone (54) 3901-1445, ramal 220.

1 de 3 imagens

Foto por Maria Antônia Nery