Secretaria da Educação — (54) 3901-2323

Rua Borges de Medeiros, 260, Centro

© 2020 Prefeitura de Caxias do Sul

Professoras da Rede Municipal de Ensino participam do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã

Projetos inscritos chegaram nas fases semifinal e final em categorias da competição

“Professores de arte são potentes, imprescindíveis e devem ser reconhecidos” é o pensamento e missão do projeto XX Prêmio Arte na Escola Cidadã, que tem o objetivo de ampliar a voz dos professores de arte nas instituições escolares, valorizando suas atividades que inspiram estudantes e comunidades.

Na edição deste ano, as professoras Sheila Prade, da Escola Municipal Sete de Setembro, e Kelen Ricardo dos Reis, da Escola Municipal Érico Veríssimo, inscreveram seus projetos nas categorias Ensino Fundamental II (anos finais) e Educação Infantil, respectivamente. Os projetos passaram por quatro fases de análises em 38 pólos, que visam qualificar o ensino de arte no Brasil. Durante o processo do concurso, houve um percurso formativo para os professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias, intitulado: Camadas, transparências, ideias e ideais da formação e transformação do professor de artes visuais, no Pólo Universidade de Caxias do Sul, mediado pela coordenadora do Pólo, a professora Ma. Sinara Boone e a presença do coordenador de Tecnologia da Informação institucional Luiz Destefano.

“A arte na rede municipal se fortalece como campo de conhecimento por meio das práticas que fomentam a pesquisa, a criação e o protagonismo dos estudantes no currículo escolar”, afirma a assessora de arte na Smed, Lucila Guedes de Oliveira.

O projeto de Sheila, “Fragmentação, construção, coletividade e arte urbana”, foi trabalhado em conjunto com a turma do 8º ano e foi semifinalista do Prêmio. “A ideia surgiu da nossa vontade de pintar o muro da escola, e assim fomos pintando em grandes dimensões, utilizando elementos da arte urbana. Os estudantes adoraram, se envolveram bastante. Toda a comunidade escolar estava participando, trabalhando juntos. Foi um projeto muito rico”, afirma Sheila.

Já o projeto de Kelen, “Aplicativo Arte Aqui: Uma proposta educacional baseada na cartografia dos sentidos”, foi para o viés tecnológico. Junto com a turma do 4º ano, a professora criou um projeto de aplicativo que mapeia todos os lugares com arte em Caxias do Sul, sendo muito útil para a utilização nas aulas. O projeto chegou a final da competição. “É uma ótima oportunidade para compartilhar as experiências que temos em sala de aula. Os estudantes participaram e gostaram muito, principalmente por termos inserido a tecnologia no projeto”, comenta.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã acontece todos os anos e possui 2 fases de inscrições de projetos. Podem participar todos os professores que desenvolvem projetos em Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Assessoria de Imprensa - Smed

1 de 5 imagens