Secretaria da Educação — (54) 3901-2323

Rua Borges de Medeiros, 260, Centro

© 2020 Prefeitura de Caxias do Sul

Professoras da Rede Municipal de Ensino participam do XX Prêmio Arte na Escola Cidadã

Projetos inscritos chegaram nas fases semifinal e final em categorias da competição

“Professores de arte são potentes, imprescindíveis e devem ser reconhecidos” é o pensamento e missão do projeto XX Prêmio Arte na Escola Cidadã, que tem o objetivo de ampliar a voz dos professores de arte nas instituições escolares, valorizando suas atividades que inspiram estudantes e comunidades.

Na edição deste ano, as professoras Sheila Prade, da Escola Municipal Sete de Setembro, e Kelen Ricardo dos Reis, da Escola Municipal Érico Veríssimo, inscreveram seus projetos nas categorias Ensino Fundamental II (anos finais) e Educação Infantil, respectivamente. Os projetos passaram por quatro fases de análises em 38 pólos, que visam qualificar o ensino de arte no Brasil. Durante o processo do concurso, houve um percurso formativo para os professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias, intitulado: Camadas, transparências, ideias e ideais da formação e transformação do professor de artes visuais, no Pólo Universidade de Caxias do Sul, mediado pela coordenadora do Pólo, a professora Ma. Sinara Boone e a presença do coordenador de Tecnologia da Informação institucional Luiz Destefano.

“A arte na rede municipal se fortalece como campo de conhecimento por meio das práticas que fomentam a pesquisa, a criação e o protagonismo dos estudantes no currículo escolar”, afirma a assessora de arte na Smed, Lucila Guedes de Oliveira.

O projeto de Sheila, “Fragmentação, construção, coletividade e arte urbana”, foi trabalhado em conjunto com a turma do 8º ano e foi semifinalista do Prêmio. “A ideia surgiu da nossa vontade de pintar o muro da escola, e assim fomos pintando em grandes dimensões, utilizando elementos da arte urbana. Os estudantes adoraram, se envolveram bastante. Toda a comunidade escolar estava participando, trabalhando juntos. Foi um projeto muito rico”, afirma Sheila.

Já o projeto de Kelen, “Aplicativo Arte Aqui: Uma proposta educacional baseada na cartografia dos sentidos”, foi para o viés tecnológico. Junto com a turma do 4º ano, a professora criou um projeto de aplicativo que mapeia todos os lugares com arte em Caxias do Sul, sendo muito útil para a utilização nas aulas. O projeto chegou a final da competição. “É uma ótima oportunidade para compartilhar as experiências que temos em sala de aula. Os estudantes participaram e gostaram muito, principalmente por termos inserido a tecnologia no projeto”, comenta.

O Prêmio Arte na Escola Cidadã acontece todos os anos e possui 2 fases de inscrições de projetos. Podem participar todos os professores que desenvolvem projetos em Artes Visuais, Dança, Música ou Teatro, em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, de todo o território nacional.

Assessoria de Imprensa - Smed

Galeria de imagens
1 de 5 imagens

Escola Municipal Sete de Setembro

Foto por Divulgação

Escola Municipal Sete de Setembro

Foto por Divulgação

Escola Municipal Érico Veríssimo

Foto por Divulgação

Escola Municipal Érico Veríssimo

Foto por Divulgação

Escola Municipal Érico Veríssimo

Foto por Divulgação

Secretaria Municipal da Educação — (54) 3901-2323

Rua Borges de Medeiros, 260, Centro, Caxias do Sul, RS

© 2020 Prefeitura de Caxias do Sul