Escolas Municipais são parceiras na 9ª edição do UCS Desafiando Estrelas

Demandas das instituições se tornarão desafios para os acadêmicos na gincana deste ano

A 9ª edição do UCS Desafiando Estrelas, uma gincana para acadêmicos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), tem como parceira a Secretaria Municipal da Educação (Smed) e 15 escolas municipais de Ensino Fundamental. O tema deste ano é “Abrace a Escola”, onde demandas cotidianas apresentadas pelas instituições serão transformadas em desafios para os estudantes universitários.

Serão duas demandas atendidas por escola, as quais foram encaminhadas e envolvem promoção da leitura, realização de eventos comemorativos, oficinas didático-pedagógicas, pequenas melhorias nos pátios e jardins e organização de patrimônio. A Smed participou da avaliação, analisando a viabilidade das solicitações. As escolas participantes são:

• EMEF Alberto Pasqualini
  • EMEF Angelo Francisco Guerra
  • EMEF Armindo Mario Turra
  • EMEF Caldas Junior
  • EMEF Dolaimes Stedile Angeli
  • EMEF Engenheiro Mansueto Serafini
  • EMEF Jardelino Ramos
  • EMEF José de Alencar
  • EMEF Mário Quintana
  • EMEF Paulo Freire
  • EMEF Professora Leonor Rosa
  • EMEF Presidente Castelo Branco
  • EMEF Professora Marianinha Queiroz
  • EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves
  • EMEF Villa Lobos

A gincana começa nesta sexta-feira (13/09), às 20h, no auditório do Bloco 57. Na manhã de sábado (14/09), a diretora pedagógica da Smed, Flávia Basso Morés, dará uma palestra sobre o universo das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Após, para marcar o término do primeiro desafio, o público poderá conferir uma apresentação da Banda Escolar Fioravante Webber.

As próximas etapas incluem diagnóstico, planejamento e execução. Para cumprir os desafios relacionados às escolas municipais, os acadêmicos terão que ir até as instituições pessoalmente. O encerramento se dará no dia 23 de outubro.

UCS Desafiando Estrelas

O projeto visa promover uma aprendizagem significativa aos acadêmicos por meio da vivência de desafios cujo foco esteja centrado na resolução de problemas e/ou elaboração de projetos, com a finalidade de exercitar a alteridade. As equipes são formadas por, no mínimo, seis até, no máximo, 10 integrantes, sendo que estes precisam ser de, pelo menos, três cursos diferentes.

Assessoria de Imprensa - Smed