Escola Municipal Helen Keller promove exposição de trabalhos na prefeitura em comemoração ao mês do surdo

A exposição de desenhos, pinturas e colagens envolveu as turmas da Educação Infantil até o nono ano

O mês de setembro é de comemoração para a comunidade surda e de deficientes auditivos. No dia 26 é celebrado o Dia Nacional do Surdo, uma homenagem ao professor francês Eduard Huet, que era surdo e fundou a primeira escola para surdos no Brasil. Além dessa data, nesse mês, também são comemorados o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/09) e o Dia do Tradutor (30/09). Pensando nisso, a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller promove uma exposição com os trabalhos dos alunos no Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, 1333). A ação também faz parte da 4ª Semana dos Surdos de Caxias do Sul.

A exposição de desenhos, pinturas e colagens envolveu as turmas da Educação Infantil até o 9º ano. Segundo Adriana Rigon, coordenadora pedagógica do turno da tarde, as comemorações em alusão ao mês do surdo são programadas com antecedência e, todos os anos, eles procuram expor os trabalhos dos alunos para a comunidade. Ela comenta ainda que a motivação dos estudantes foi maior ao saber que os trabalhos seriam expostos na prefeitura. “Ficaram muito mais motivados, alguns até foram ajudar a montar. Eles ficam muito orgulhosos de estarem participando da exposição. Podemos dizer que essa é uma das datas mais importantes para eles”, revelou.

Emanuel Barcelos, estudante que estava passando pela prefeitura destaca a beleza e expressividade dos trabalhos dos estudantes. “São muitos desenhos usando as mãos, até porque a maneira como eles se comunicam é por Libras. São trabalhos cheios de cores. Gostei bastante do dos países da África e dos heróis”, relata.

1 de 17 imagens

Foto por Marcos Cardoso

A exposição da escola ficará disponível no térreo da prefeitura até sexta-feira (27/09) e pode ser visitada pelo público externo das 10h às 16h.

Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Caxias do Sul