Escola Municipal Eng. Dario Granja Sant’Anna recebe espetáculo “Puli-Pulá”, dentro do Caxias em Cena

Mais de 300 pessoas conferiram a apresentação que traz a brincadeira de pular corda como tema central

Diversão, animação e interação. Foi nesse clima que, dentro da programação do 21º Caxias em Cena, promovido pela Secretaria Municipal da Cultura (SMC), por meio da Unidade de Arte e Cultura, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eng. Dario Granja Sant’Anna, no bairro Santo Antônio, conferiram o espetáculo teatral infantojuvenil “Puli-Pulá” na manhã desta terça-feira (10/09). Mais de 300 pessoas acompanharam a apresentação.

O espetáculo, apresentado por quatro atores do Grupo Cerco, traz à cena a brincadeira de pular corda. As crianças, adolescentes e também os professores foram convidados a brincar com o elenco em cena, a partir de temas como folclore, história, superação dos erros, aceitação das diferenças e a importância da atividade física.

A estudante Nicole Stefani, 10 anos, contou que achou o espetáculo muito legal. “Eu gostei porque sempre pulo corda com a minha irmã. Nunca tinha visto um teatro, foi a primeira vez”, comentou. Já Yasmin Amaral, 9 anos, gostou das músicas que foram tocadas. “Eu não pulo muito corda, mas agora fiquei com mais vontade”, afirmou. Stela Silva, 9 anos, era só sorrisos depois do teatro. “Me diverti bastante! Gostei muito das partes que eles cantaram, pularam corda e fizeram manobras. Fiquei feliz”, disse.

1 de 11 imagens

Foto por Priscilla Panizzon

Conforme a coordenadora da Unidade de Arte e Cultura, Aline Carneiro, uma das diretrizes mais fortes da SMC é a formação de público e de plateia. “Por isso, começamos a criar o hábito de apreciar a cultura desde pequenos. Essa escola, em especial, foi muito engajada na Mostra de Teatro Estudantil. Então, quisemos brindar a escola com essa peça”, salientou.

Para a atriz Elisa Heidrich, o encanto por pular corda está justamente na sua simplicidade. “Nós começamos a treinar para o teatro a partir do pular corda. Foi um exercício nosso por anos, até que surgiu a ideia de transformar em um espetáculo. Hoje, a brincadeira de rua está perdendo lugar para o mundo virtual. Pular corda é algo natural e que traz energia. As crianças saem da peça com muita energia e nós também”, pontuou.

Após a apresentação, o grupo realizou uma oficina com os estudantes dos 5º anos, onde todos tiveram a oportunidade de pular corda e se divertir.

1 de 14 imagens

Foto por Priscilla Panizzon