Apresentações de estudantes da Escola Municipal Pres. Castelo Branco abrem Semana do Trânsito em Caxias

Atividades desenvolvidas em sala de aula foram exibidas para a comunidade escolar nesta quarta-feira (18/09)

Apresentações com música, teatro e projetos em sala de aula desenvolvidos pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Castelo Branco abriram, nesta quarta-feira (18/09), a programação da Semana Nacional e Municipal do Trânsito em Caxias do Sul. Cerca de 300 estudantes, professores, funcionários, servidores e comunidade do bairro Nossa Senhora de Fátima acompanharam a exibição dos trabalhos sobre segurança e boas maneiras no trânsito. A ação foi o fechamento de um trabalho realizado na escola nos últimos meses pelas secretarias municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) e da Educação (Smed).

A abertura dos trabalhos foi conduzida pela banda da escola. Em seguida, a primeira produção exibida foram curtas-metragens com a técnica stop motion (ou quadro a quadro), criação das turmas de 9º ano. Os estudantes desenvolveram o roteiro em sala de aula, fotografaram em casa e realizaram a edição dos conteúdos nos laboratórios do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Após, estudantes da Educação Infantil realizaram uma coreografia da música “Atravessar”, da cantora Xuxa. Eles usavam um adereço que representava uma sinaleira. O 1º ano C também apresentou para a comunidade uma música criada pelos próprios pequenos que falava de respeito aos sinais do trânsito.

Também foram apresentados trabalhos que valorizaram os fiscais de trânsito do município. Muitas vezes vistos somente como agentes de fiscalização, os estudantes lembraram que os profissionais também são fundamentais para salvar vidas. Estudantes vestidos com roupas de fiscais encenaram um caso típico de motorista ultrapassando o sinal vermelho e cantaram uma paródia da música “Brasília Amarela”, do grupo Mamonas Assassinas. Na versão dos estudantes, práticas imprudentes no dia a dia do trânsito deixam qualquer um “doidão”, alusivo ao refrão da música.

Além das apresentações no ginásio, a escola foi decorada com os projetos. Os corredores ganharam um novo nome: caminhador. A intenção é que os jovens usem o espaço para caminhar e evitem correr. O espaço também ganhou faixas de pedestres no chão. Cartazes com placas de trânsito também foram fixados em diversos setores da instituição. A sinalização foi acompanhada de novas frases, como “Vire a direita e encontre uma solução”, “É proibido desistir”, “Siga os bons conselhos”, “Dê a preferência aos bons hábitos”, entre outros.

A estudante Kemily Emanuelli Vieira Pilar, de 7 anos, aprovou os trabalhos dos colegas. “Todo mundo tem que saber que é preciso respeitar. Os motoristas precisam andar devagar, os pedestres andarem na calçada e ficarem atentos ao semáforo. Porque nós vemos muitos acidentes acontecendo e é fazendo as coisas certas que podemos melhorar o nosso dia”, contou a estudante.

Para a diretora da escola, Marlise Oliboni, os professores aderiram ao projeto com ações concretas e que visavam a aplicação dos conteúdos de maneira lúdica e divertida. “É um privilégio muito grande fazer a abertura da Semana do Trânsito. Recebemos um desafio da secretaria e passamos a nos engajar em levar a mensagem de um trânsito mais seguro para todos. Vimos estudantes empolgados, querendo mostrar o que aprenderam e que deixaram a escola mais bonita e humanizada”, contou.

Na visão do titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, que assistiu as apresentações e visitou algumas salas de aula da instituição, o papel da escola é fundamental para contribuir com o trabalho de educação realizado pela pasta. “Quando a comunidade escolar compra a ideia e vem junto, como é o caso da escola Castelo Branco, alcançamos facilmente a transformação positiva no nosso trânsito”, pontuou.

O gerente da EPT, Joelson Queiroz, lembrou que os fiscais de trânsito realizaram diversas atividades com os estudantes e a comunidade no mês de julho. Um diagnóstico do tráfego em frente a escola também foi realizado pelos agentes. Para ele, a união de diversas entidades é fundamental para a conquista dos resultados. “A educação é a base de tudo e nesta tarde plantamos mais uma semente e que vamos colher no futuro os frutos deste importante trabalho desenvolvido entre a EPT, Cipave e as instituições”, destacou.

O evento foi realizado pela instituição em parceria com a Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Galeria de imagens
1 de 7 imagens

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Foto por Leonardo Portella

Semana Nacional e Municipal do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito é lembrada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Este ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como tema “No trânsito, o sentido é a vida”. Além disso, desde 2004, uma lei municipal também reconhece o mesmo período como Semana Municipal de Trânsito.

As atividades desenvolvidas em Caxias do Sul seguem até o próximo dia 25.

Programação:

19/09 – quinta

10h – Diagnóstico trânsito Escola Municipal Érico Veríssimo em Vila Seca

14h – Caxias Mais Feliz (Ana Rech)

15h – Sipat

23/09 – segunda

8h - Sipat

8h – CFC Thomas

14h – CFC São Cristovão

18h30 – Superando o Medo de Dirigir (vagas esgotadas)

24/09 – terça

10h – Apresentação Multiplicadores de boas práticas no trânsito na Escola Evaristo de Antoni

13h30 – Encontro trânsito seguro com idosos – UBS Vila Lobos

16h – Sipat

18h30 – Mecânica de Capacete (inscrições pelos telefones 3290-3955 ou 3290-3956)

25/09 – quarta

8h – Atividade Ensino Fundamental Escola Municipal Cidade Nova

8h30 – Atividade Ensino Médio João Triches

14h – CFC Juvenil

19h – CFC São Cristovão

19h – Palestra na Sociedade dos Surdos de Caxias do Sul

Assessoria de Imprensa - SMTTM