Ações com crianças e adolescentes marcam Dia Nacional do Trânsito em Caxias

Atividades organizadas pela SMTTM foram realizadas em escolas da rede pública nesta quarta (25)

A Escola Pública de Trânsito (EPT), departamento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), realizou nesta quarta-feira (25/09) atividades de educação com crianças e adolescentes. As ações ocorreram durante a Semana Nacional e Municipal do Trânsito e também marcaram o Dia do Trânsito, lembrado em todo o país nesta quarta.

Pela manhã, a atividade de educação foi realizada na Escola Estadual João Triches, no bairro Pio X. O encontro alertou os jovens sobre a importância da atenção e adoção de cuidados no dia a dia do trânsito. O público, formado por adolescentes, está próximo de obter a primeira habilitação e a aproximação com os fiscais é importante para mostrar que os agentes estão nas ruas também para orientar e salvar vidas, segundo o fiscal Leonardo Hackbart. “Seja pedestre, motorista, ciclista, todos fazemos parte do trânsito. E reforçamos as orientações para que possamos voltar para casa. Sempre terá alguém esperando por nós”, afirmou.

A estudante Emily Goulart, 17 anos, aluna do 2º ano, elogiou a atividade. “Foi uma palestra bacana porque serviu para abrir os olhos. Muitos adolescentes não estão prestando atenção e perdendo a vida no trânsito. Apesar de um assunto bastante sério, a atividade foi descontraída e ajudou a despertar ainda mais o interesse no assunto”, contou ela.

Mais tarde, pais e motoristas responsáveis pelo transporte dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade Nova receberam um recado especial de pequenos agentes de educação para o trânsito. Panfletos produzidos pelos alunos do 1º ano com mensagens sobre segurança no dia a dia do deslocamento foram entregues para a comunidade do bairro. Segundo a coordenadora pedagógica da escola, Scheila Duarte, a temática foi trazida pelos pequenos e, desde então, trabalhado em sala de aula. No mês passado, eles visitaram a SMTTM e conheceram o funcionamento do trabalho dos fiscais.

“Foi um trabalho muito rico e de muito interesse dos alunos. Eles produziram desenhos sobre boas maneiras no trânsito e depois usamos o laboratório de informática para montar o panfleto. Entregamos na comunidade, passamos nas salas de aula e todo mundo adorou. Crianças são verdadeiros multiplicadores, tudo que eles aprendem eles levam pra casa”, contou ela.

Um dos mais entusiasmados com a atividade era o estudante Lucas Bandeira, de 6 anos. Ao entregar o material, após um bom dia bastante animado, ele passava a orientação aos adultos. “Hoje é o Dia Nacional do Trânsito. Você precisa dirigir com cuidado, nunca falar no celular e usar sempre o cinto de segurança”, disse.

“Organizamos diversas ações com a comunidade durante a última semana. É um trabalho realizado o ano todo pela secretaria de Trânsito e que ganha um impulso maior nos meses de maio e setembro, que são referência. Continuaremos atuando em escolas, nas ruas, sempre passando uma mensagem de orientação, de cuidado e atenção para que possamos reduzir os acidentes”, reforçou o gerente da EPT, Joelson Queiroz.

1 de 5 imagens

Foto por Leonardo Portella