Aulas da Escola Governador Roberto Silveira serão transferidas para reforma no prédio

Estrutura do antigo colégio Mutirão receberá, temporariamente, 462 estudantes, professores e funcionários

Os 462 estudantes do 1o ao 9o ano, professores, funcionários e equipe diretiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Roberto Silveira, no bairro Kayser, serão provisoriamente transferidos para o prédio do antigo Mutirão Caxias, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, a partir do dia 30 de julho. A decisão da Administração será anunciada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) à comunidade escolar em reunião com os pais na noite desta quinta-feira (04/07).

A medida emergencial foi tomada em virtude de problemas estruturais constatados no prédio. “A prioridade da administração é a qualidade da educação, que engloba, evidentemente, um espaço escolar seguro para os estudantes. Como o prédio apresentou problemas estruturais, será necessária uma reforma total, o que implica na transferência dos estudantes para outro espaço escolar”, afirma a titular da pasta, Marina Matiello. A obra prevê o reforço estrutural das fundações e a reforma geral da instituição, que inclui banheiros, pintura, piso e fechamento da quadra de esportes. Após o fechamento do edital, em fase de elaboração, a previsão para o término da reforma é no início do segundo semestre de 2020. O Município investirá aproximadamente R$ 1.280.154,00 na obra.

A Smed disponibilizará o transporte para os estudantes, ainda que no meio urbano, devido à escola estar localizada fora do zoneamento das crianças. Além de 16 salas de aula, a estrutura do prédio oferece laboratório de informática, biblioteca, salas de direção e de coordenação, quadra aberta e ginásio de esportes fechado. “No momento em que é necessário que os estudantes deixem o prédio da escola, buscamos a melhor opção para atender a comunidade educativa. Por isso, decidimos que estudantes serão transferidos para o prédio escolar que é atualmente utilizado, parcialmente, pela Escola Municipal Atiliano Pinguelo”, destaca a secretária da Educação.

Espaços compartilhados

Os espaços do colégio serão compartilhados com os 142 estudantes, professores, funcionários e equipe diretiva da Escola Municipal Atiliano Pinguelo, que ocupa o prédio, também de forma temporária, desde abril deste ano. “Esse compartilhamento será possível devido ao tamanho da área construída. Ocuparemos o prédio de maneira temporária, por isso contamos com a compreensão das comunidades escolares que, em breve, terão espaços mais adequados e seguros”, aponta Marina Matiello. A equipe técnica da Smed está em fase de elaboração do projeto de melhorias na Atiliano Pinguelo, cujo orçamento está estimado em, pelo menos, R$ 1 milhão.

1 de 4 imagens

1 de 6 imagens