Escolas de Educação Infantil participam da Semana Mundial do Brincar

Tema deste ano foi “O brincar que abraça a diferença”

A Semana Mundial do Brincar é uma proposta de atividade para as escolas com turmas de Educação Infantil, incentivada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) anualmente. Tem o objetivo de ressaltar a importância do brincar na sociedade reunindo estudantes, pais e educadores. Neste ano, a semana foi do dia 25 de maio a 2 de junho, e trouxe o tema “O brincar que abraça a diferença”.

Na Rede Municipal de Ensino, foram várias as escolas que programaram atividades para celebrar o projeto. Na Escola de Educação Infantil Vovó Phelomena, cada dia da semana teve uma programação diferente, que reuniu oficinas de música, construção de brinquedo com material alternativo, dia do desafio e circuito motor, dia do pijama e dia do brinquedo preferido.

Foto por Divulgação

Na Escola de Educação Infantil Nosso Amiguinho, a estratégia foi a mesma. Na segunda-feira os estudantes participaram de um circuito de atividades, e nos dias subsequentes, confeccionaram brinquedos com material alternativo, participaram de oficinas, criaram uma exposição dos brinquedos confeccionados para mostrar aos pais e tiveram uma tarde de brincadeiras com suas famílias.

1 de 10 imagens

Foto por Divulgação

A ideia na Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia girou em torno, principalmente, na valorização e cultura da comunidade, interagindo gerações mais velhas com as mais novas, fazendo o resgate histórico de brincadeiras e utilizando o brincar cooperativo. As crianças dialogaram sobre seu brinquedo favorito, fizeram trabalhos com desenho, pintura e modelagem, participaram de brincadeiras antigas com suas famílias, jogos de movimento, rodas cantadas e a dinâmica do abraço.

Foto por Divulgação

A Escola de Educação Infantil Aracy Maria Casagrande Sehbe recebeu um grande número de pessoas da comunidade escolar interessados em participar das dinâmicas promovidas pela instituição. Foram várias oficinas de jogos e brincadeiras recreativas e a criação de um mural com fotos e construções de brinquedos dos estudantes de cada turma.

Foto por Divulgação

Por fim, na Escola de Educação Infantil Vovó Lu, as educadoras desenvolveram atividades e brincadeiras com as crianças que representavam a diferença nas atitudes do dia a dia, enfatizando a importância do respeito. As crianças criaram brincadeiras novas e confeccionaram brinquedos, promovendo a imaginação.

1 de 7 imagens

Assessoria de Imprensa - Smed