Cipave realiza ações alusivas ao Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar

Atividades acontecem do dia 10 a 14 de junho nas escolas da rede municipal

O Programa Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) estará realizando atividades e ações alusivas à semana de comemoração ao Dia Municipal de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar no período de 10 a 14 de junho. As atividades contemplam o trabalho realizado nas escolas pelos grupos de trabalho em parceria com demais parceiros da Cipave/Smed.

Confira a programação:

Dia 10/06

• Palestra sobre Bullying com as turmas de 6º e 7º ano do turno da manhã da Escola Municipal São Vitor.
  • Círculo de Construção de Paz com as turmas de 6º e 7º ano do turno da tarde da Escola Municipal Professor Nandi.
  • Apresentação da Banda Vanguarda da Guarda Municipal nas Escolas Municipais Papa João XXIII e Paulo Freire.

Dia 11/06

• Programa Cuida Caxias da Guarda Municipal na Escola Municipal Leonor Rosa
  • Visitação ao 12º Batalhão da Polícia Militar - Escola Municipal Madre Assunta
  • Círculo de Construção de Paz na Escola Municipal Ramiro Pigozzi
  • Círculo de Construção de Paz com a turma de 8º ano do turno da tarde da Escola Municipal Professor Nandi.
  • Apresentação da Banda Vanguarda da Guarda Municipal na Escola Municipal Érico Cavinato

Dia 12/06

• Programa Cuida Caxias da Guarda Municipal na Escola Municipal Leonor Rosa
  • Escola Pública de Trânsito na Escola Municipal Ramiro Pigozzi
  • Apresentação da Banda Vanguarda da Guarda Municipal nas Escolas Municipais Renato João Cesa e Caldas Júnior

Dia 13/06

• Círculo de Construção de Paz com a turma de 4º ano do turno da manhã da Escola Municipal Governador Roberto Silveira
  • Círculo de Construção de Paz com a turma de 6º ano do turno da tarde da Escola Municipal Governador Roberto Silveira

Dia 14/06

• Papo Responsa - Programa da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente - na Escola Municipal Governador Leonel Brizola.

A Cipave

A Cipave foi estabelecida pela Lei Municipal Nº 6.025, de 12 de junho de 2003 e regulamentado pelo Decreto Municipal Nº 13.097, de 8 de fevereiro de 2007. O programa é vinculado à Secretaria Municipal da Educação (Smed) e a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) de Caxias do Sul. Seu principal objetivo é envolver as comunidades na prevenção de situações de vulnerabilidade que se apresentam no âmbito escolar e visualizar ações das corporações e grupos de trabalho da Smed.

Estas ações são em prol da visão preventiva e promoção de Cultura de Paz. São desenvolvidas nas escolas e se fundamentam nos eixos de trabalho de: Prevenção a violência escolar, a acidentes de trânsito, a incêndios e primeiros socorros, ao uso de drogas; Pacificação Restaurativa; e Proteção do patrimônio público, a segurança digital, ao civismo e cidadania. O foco no trabalho prevencionista articula-se à visão pedagógica e conta com a colaboração de outras instituições, no sentido de reduzir riscos de acidentes e violência.