Aulas do 4° e 5° ano da Escola Municipal Arlinda Manfro ocorrem em novo espaço

Pais e estudantes se mostram satisfeitos com mudança necessária na instituição de ensino

Os estudantes do 4° e 5° ano da Escola Municipal da Ensino Fundamental Professora Arlinda Lauer Manfro, em São João da 4ª Légua/ bairro Galópolis, têm aula em novo espaço desde a última quarta-feira (05/06). A mudança foi uma medida emergencial tomada pela Secretaria Municipal da Educação (Smed), necessária para preservar a segurança das 17 crianças que estudavam em uma sala cujo assoalho está cedendo.

A nova sala foi adaptada para receber as crianças temporariamente. O espaço foi cedido pela comunidade de São João da 4ª Légua e fica ao lado da instituição de ensino. Como a escola está localizada no meio rural, o serviço de transporte será mantido.

Janete Pagliarin Moschen, vice-presidente da Comissão de Pais e Mestres (CPM) da escola e mãe de uma estudante do 4o ano, reforça que todos os pais foram favoráveis à transferência. “Essa primeira mudança foi positiva. Os estudantes estão bem acomodados e a minha filha está muito feliz por estar lá. O ambiente é amplo e aquecido, com banheiros. A sala também é ótima para eles porque, assim, estão próximos dos outros colegas”, declara.

A secretária municipal da Educação, Marina Matiello, reforça que a maior preocupação é com a segurança dos estudantes. “Com essa transição, estaremos também disponibilizando um espaço escolar mais adequado às práticas pedagógicas cotidianas”, aponta. A sala oferecida pela comunidade será usada até que a Smed consiga adequar um novo espaço. “Somos gratos a essa cedência, que evidencia o auxílio mútuo e a utilização de salas para diversos fins, práticas comuns no interior do município”, destaca.

A partir do segundo semestre, está prevista a transferência de todos os estudantes da Escola Arlinda Manfro para um novo prédio, em virtude das condições estruturais do restante da instituição. As aulas da escola, que oferece três turmas multisseriadas (uma para a Educação Infantil, uma para o 1° ao 3° ano e uma turma para o 4° e 5° ano), deverão ocorrer no Centro de Eventos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Smel), localizado em Galópolis. Após a acomodação das 62 crianças, a equipe técnica da Smed, em conjunto com a administração e outras secretarias, fará a análise estrutural da escola para futuras definições.

1 de 2 imagens

Foto por Renata Zanatta