Estudantes da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi participam de debate sobre internet segura

Atividade se fez por meio de jogo interativo de tabuleiro e questionários

Os estudantes do 7º ao 9º ano da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi participaram, nos dias 24 e 27 de maio, de um debate sobre internet segura, desenvolvido pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM), com as assessoras Sintian Schimdt, Raquel Tedesco e Elisabeth Bianch, e pelo Eixo Promoção à Segurança Digital da Cipave, com a assessora Fernanda Comerlato.

Para se tornar mais interessante, o debate foi feito através de um jogo interativo de tabuleiro. Os estudantes criaram equipes e escolheram seus avatares e, a cada passo do jogo, eram questionados sobre temas como cyberbullying, fake news, exposição nas redes sociais, anonimato, responsabilidade com compartilhamentos e a legislação de cada ambiente virtual.

A atividade faz parte de um projeto contínuo, intitulado Internet Segura, que a escola participa desde 2017.

“A retomada anual sobre esse tema com os adolescentes se faz necessária, porque cada vez mais a equipe diretiva é chamada para mediar conflitos gerados nos ambientes virtuais, tanto entre os estudantes, quanto entre suas famílias”, afirma a vice-diretora Evani Borsoi.

Rafael Stédile, estudante do 8º ano, afirma que achou a atividade proveitosa.

“Aprendemos mais sobre como se proteger dos perigos e armadilhas que existem na internet. Também foi divertido porque abordou um tema sério como este de uma forma lúdica”, conta.

Depois desta ação, os professores darão continuidade a demais atividades que contribuam para o desenvolvimento de atitudes positivas e responsáveis dos estudantes nos meios virtuais.

Assessoria de Imprensa - Smed

1 de 3 imagens