Escola Municipal Alfredo Peteffi realiza a Semana da Matemática

Evento busca motivar todos os estudantes à compreensão das ciências exatas

Para marcar o Dia Nacional da Matemática, comemorado nesta segunda-feira (06/05), a Escola Municipal Alfredo Belizzario Peteffi, no bairro Presidente Vargas, realizará, até sexta-feira (10/05), uma semana de atividades lúdicas, jogos pedagógicos e construções geométricas. No sábado, os trabalhos realizados pelas turmas estarão expostos para a comunidade escolar.

Os estudantes do 8º ano participam de oficinas de jogos digitais, além da construção de uma bola de futebol inspirada na bola desenvolvida para a Copa de 1970. A bola é um icosaedro truncado, um sólido geométrico. Já as turmas de 9º ano trabalham a educação financeira por meio de jogos como o Banco Imobiliário. Os estudantes também construíram uma Pipa Tetraédrica, modelo desenvolvido por Grahan Bell, cientista conhecido pela invenção do telefone. Pelos corredores da escola estão espalhados desafios lógicos para todos os estudantes, com diferentes níveis de dificuldade, adequados a cada faixa etária.

Para a professora Daniela Bevilaqua, organizadora da Semana da Matemática, o estudo significativo da Matemática contribui para a participação efetiva dos estudantes nas aulas e as atividades lúdicas e os jogos contribuem para a motivação da turma. “As atividades também mostram a importância da compreensão das ciências exatas para o dia a dia, como a utilização do sistema monetário, e para o desenvolvimento de novas tecnologias, sejam no esporte ou em sistemas aerodinâmicos”, aponta.

A estudante do 9o ano Camila Marin afirma estar gostando das atividades, pois enxerga uma oportunidade de novas aprendizagens. “Parece que o tempo passa mais rápido. E a gente aprende coisas novas, diferentes”, declara.

Ainda de acordo com Daniela, as atividades propostas incentivam a criatividade dos estudantes para solucionar os desafios, superando práticas de reprodução de conteúdo. “Matemática é sobre resolver problemas, sejam do mundo real ou abstratos. Por isso, devemos oferecer ao nossos estudantes diversas oportunidades de discutir problemas e criar alternativas de resolução, com autonomia e criatividade”, explica.

O Dia Nacional da Matemática foi instituído pela Lei nº 12.835, de 26 julho 2013. A data homenageia o nascimento de Júlio César de Melo e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, autor de diversas livros, como O Homem que Calculava.