Escola Nova Esperança realiza atividades de reagrupamento e Docência Compartilhada

Assessoras do Grupo PAI realizaram filmagem para prestigiar a ação

O Grupo Programa Alfabetizar por Inteiro (PAI), da Secretaria Municipal da Educação (Smed), realizou uma filmagem para prestigiar a ação de Reagrupamento e Docência Compartilhada em uma turma de 2º ano da Escola Municipal Nova Esperança, bairro Charqueadas. O objetivo da gravação, que ocorreu no dia 29 de abril, no turno da tarde, foi visualizar intervenções realizadas pelas professoras aos estudantes que se encontram em diferentes níveis de escrita e leitura.

Os estudantes realizaram atividades referentes à história O Grande Rabanete, da escritora Tatiana Belinky. A ação foi realizada conjuntamente pela professora referência Sissi Ellwanger, professora do Projeto +Alfabetização, Mara Rúbia de Melo e coordenadora pedagógica Graziele Primon, acompanhados pelas assessoras do Grupo PAI e Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM).

Fotos: Tatiana Baldin

Smed promove formação para professores alfabetizadores

Encontros tinham como objetivo a reflexão das práticas pedagógicas em turmas de 1º ano

Com o objetivo de promover o estudo e a reflexão a respeito das práticas pedagógicas em turmas de 1º ano, o Grupo Programa Alfabetizar por Inteiro (PAI), da Secretaria Municipal da Educação (Smed), organizou uma formação para professores que atuam com esta faixa etária. Os encontros, que ocorreram nos dias 24, 26 e 29 de abril e 02 e 06 de maio no turno da noite no auditório da Secretaria, também ofereceram subsídios para qualificar e contribuir com o trabalho do professor alfabetizador.

A formação, com periodicidade anual e focada nos professores que estão atuando no 1º ano sem formação específica e demais professores concursados em Área I (Anos Iniciais), abordou os seguintes tópicos:
Encontro 1: Desenvolvimento Infantil/ Ludicidade
Encontro 2: Rotina e Ambiente Alfabetizador
Encontro 3: Alfabetização Matemática
Encontro 4: Psicogênese e Alfabetização
Encontro 5: Consciência Fonológica

Além dos assessores pedagógicos do PAI, o curso contou com a participação da psicóloga da Smed Sônia Rossetti e das fonoaudiólogas do Grupo Vinculação da Secretaria Jaqueline Garcia da Rocha Velho e Lisiane Catusso. Os cerca de 55 professores inscritos receberão certificado de participação.

Fotos: Tatiana Baldin