Caxias do Sul é referência na prevenção à violência escolar

Círculo da paz é pauta na RecordTV, que gravou atividade com estudantes da escola Fermino Ferronatto

Os círculos da paz, dinâmica promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para as 81 escolas da rede municipal, foi tema de matéria produzida pela RecordTV de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (12/04), a equipe da emissora acompanhou a atividade proposta para 14 estudantes do 7º ano da escola municipal Fermino Ferronatto, no bairro Charqueadas. Adilson Correa, assessor pedagógico do grupo REconexão da Smed, junto da psicóloga da pasta, Sônia Rossetti, foram os facilitadores da ação. Na ocasião, além dos estudantes e do assessor pedagógico, também foi entrevistada a diretora da instituição, Caren Sasset.

Desde 2017, o setor pedagógico da Smed vem investindo em ações de prevenção à violência escolar através dos círculos de construção de paz com os assessores do grupo REconexão. As demandas chegam à Secretaria através das necessidades apresentadas pelas escolas, que são acolhidas e atendidas conforme o fluxo recebido e a disponibilidade das instituições. Inicialmente, são realizados os pré círculos com as direções ou coordenações pedagógicas das escolas, momento em que os assessores da Smed tomam ciência do tipo de círculo que deve ser realizado. A partir desta primeira etapa, são agendadas e desenvolvidas as ações diretamente com os estudantes. A dinâmica inclui brincadeiras, bate-papo, leitura de histórias entre outras atividades, conforme faixa etária e necessidades da turma atendida.

O link para a matéria publicada no R7 estará disponível, aqui no Portal da Educação, a partir da próxima semana (22/04).

Fotos: Renata Zanatta