Caxias do Sul é referência na prevenção à violência escolar

Círculo da paz é pauta na RecordTV, que gravou atividade com estudantes da escola Fermino Ferronatto

Os círculos da paz, dinâmica promovida pela Secretaria Municipal da Educação (Smed) para as 81 escolas da rede municipal, foi tema de matéria produzida pela RecordTV de Porto Alegre. Nesta sexta-feira (12/04), a equipe da emissora acompanhou a atividade proposta para 14 estudantes do 7º ano da escola municipal Fermino Ferronatto, no bairro Charqueadas. Adilson Correa, assessor pedagógico do grupo REconexão da Smed, junto da psicóloga da pasta, Sônia Rossetti, foram os facilitadores da ação. Na ocasião, além dos estudantes e do assessor pedagógico, também foi entrevistada a diretora da instituição, Caren Sasset.

Desde 2017, o setor pedagógico da Smed vem investindo em ações de prevenção à violência escolar através dos círculos de construção de paz com os assessores do grupo REconexão. As demandas chegam à Secretaria através das necessidades apresentadas pelas escolas, que são acolhidas e atendidas conforme o fluxo recebido e a disponibilidade das instituições. Inicialmente, são realizados os pré círculos com as direções ou coordenações pedagógicas das escolas, momento em que os assessores da Smed tomam ciência do tipo de círculo que deve ser realizado. A partir desta primeira etapa, são agendadas e desenvolvidas as ações diretamente com os estudantes. A dinâmica inclui brincadeiras, bate-papo, leitura de histórias entre outras atividades, conforme faixa etária e necessidades da turma atendida.

O link para a matéria publicada no R7 estará disponível, aqui no Portal da Educação, a partir da próxima semana (22/04).

Fotos: Renata Zanatta

Escola Municipal Ester Benvenutti realiza II Rústica da Ester neste sábado

Percurso terá 800 metros e têm 290 corredores inscritos

Inspirados pelo sucesso da primeira edição do evento, no ano passado, a Escola Municipal Professora Ester Justina Troian Benvenutti, do bairro Nossa Senhora de Fátima, organizou a II Rústica da Ester. A atividade, destinada à comunidade escolar, ocorre neste sábado (13/04), das 9h às 12h, tendo início na própria instituição.

Os objetivos do evento são aproximar a escola da comunidade escolar, engajar as pessoas com as ações realizadas pela instituição e fomentar a prática da atividade física. “Estamos há dois meses em preparação. É o primeiro evento do ano letivo que envolve toda a comunidade e isso é muito importante”, afirma Fábio Almeida, professor responsável pela atividade.

O percurso terá um total de 800 metros. Os corredores serão divididos nas seguintes categorias: baby run (1º e 2º anos), mini (8, 9 e 10 anos), mirim (11 e 12 anos), infantil (13 e 14 anos), juvenil (15, 16 e 17 anos) e pais e professores. Na categoria paraescolar, também serão divididos em baby run (1º e 2º anos), mirim (9, 10 e 11 anos), infantil (12, 13 e 14 anos) e juvenil (15, 16 e 17 anos). No total, cerca de 290 pessoas se inscreveram.

Durante o trajeto, haverá um posto de hidratação e alimentação e professores com kits de primeiros socorros. Uma ambulância do Samu estará disponível e agentes de trânsito organizarão as ruas (av. Dr. Renato Del Mese, av. Monsenhor João Meneguzzi, rua Rosa Lanes Spinato e rua Severiano Alves de Oliveira) que estarão fechadas para a corrida. No final da rústica, todos os corredores receberão uma medalha e será feito um sorteio de 200 brindes.

“Estamos muito ansiosos. A atividade reflete o engajamento dos estudantes em outras atividades durante o ano. Percebemos que quando realizamos essas ações diferenciadas os estudantes têm mais engajamento e vontade de estudar. Notamos, além de resultados positivos em testes e provas, uma melhora na questão de disciplina”, conclui Almeida.

Smed participa de reunião sobre Círculos da Paz na Educação

Também estavam presentes integrantes de demais instituições parceiras

Representantes da Secretaria Municipal da Educação (Smed), da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS) e do Programa Caxias da Paz reuniram-se, na última terça-feira (09/04). O objetivo era organizar as participações de cada instituição em uma visita técnica na Delegação PNUD/ Ministério dos Direitos Humanos, que acontecerá nos próximos dias 11 e 12 de abril, em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Caxias do Sul.

A visita pretende subsidiar a elaboração de políticas públicas de enfrentamento da violência e letalidade juvenil, com foco na redução da evasão escolar e na integração do Sistema de Educação aos Sistemas Único de Assistência Social. Na ocasião, haverá compartilhamento de experiências e articulações de parcerias com foco na apresentação da metodologia da FICAI – Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente e iniciativas de formações e implantação das Práticas da Justiça Restaurativa no contexto escolar.

“A reunião foi importante para que todas as instituições envolvidas conseguissem renovar seus compromissos, cujo objetivo final é compartilhado por todos nós. Foi interessante nos juntarmos para debater assuntos que, até então, cada instituição pensava de forma independente”,  afirma Alexandre Ferronato, assessor pedagógico da Smed.

Foto: Carolina Canton