Estudantes da EJA participam de palestra sobre educação financeira

Objetivo era ensinar sobre força de vontade, foco e mudança de hábitos

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino estão participando, nos meses de março e abril, da palestra “Linha de Chegada: Aonde você quer chegar?” que aborda temáticas de foco, mudanças de hábitos, otimismo e a teoria e prática da educação financeira.

O projeto é de autoria da psicóloga Márcia Tolotti, especializada em psicanálise. Para ela, desenvolver hábitos saudáveis, sejam físicos, psicológicos ou financeiros, exige prática, força de vontade e muito foco, por isso, os conhecimentos aprendidos são essenciais para os estudantes. “A palestra sobre educação financeira atinge plenamente o objetivo com o público da modalidade da EJA. Os estudantes participam ativamente das discussões, porque o assunto é relevante e interfere diretamente em suas rotinas. A transformação dos hábitos de consumo, certamente colabora para evitar situações de inadimplência, além de outras consequências do consumo desenfreado“, afirma Adriano Zanandrea, assessor pedagógico da Smed.

Para Patrícia de Aguiar, estudante de 39 anos da EJA, a palestra foi uma motivação para começar a mudar seus hábitos financeiros. “Eu achei bem interessante a palestra, porque a psicóloga falou como nós podemos economizar e maneiras para não se endividar com as compras parceladas no cartão, evitando os juros. Gostei também o que ela disse sobre guardar um pouquinho todo mês para que, quando formos nos aposentar, teremos um dinheiro guardado no banco. Isso me fez refletir nos gastos sem necessidades que eu faço no dia a dia”, conta.

Nos dias 20, 21 e 28 de março a palestra ocorreu nas Escolas Municipais Guerino Zugno, Presidente Castelo Branco e Luciano Corsetti. Em abril, nos próximos dias 10, 11 e 17, será nas Escolas Dolaimes Stédile Angeli, Caldas Júnior e Rosário de São Francisco, respectivamente.

Assessoria de Imprensa – Smed.