Estudante da rede municipal de Caxias do Sul participa de semana olímpica de Matemática

Três vezes medalhista pela OBM, o adolescente foi convidado para evento que ocorreu em Goiânia

O estudante da rede municipal João Vítor De Vargas Cendron, 13 anos, foi até a cidade de Anápolis, em Goiânia, para participar da 22ª Semana Olímpica da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). O aluno da Escola Padre Antônio Vieira, no bairro São José, vem se destacando na disciplina desde 2017, quando recebeu sua primeira medalha da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na categoria prata. Após o ouro, na prova de 2018, foi convidado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada a participar da 40ª OBM, realizada em novembro do ano passado em Porto Alegre. Desta vez, reconhecido na categoria bronze, foi então convidado a participar da Semana Olímpica, evento destinado a todos os premiados na OBM. A edição ocorreu entre os dias 20 e 26 de janeiro na Estância Park Hotel.

Rosângela Finger De Vargas, mãe de João Vítor, acompanhou o medalhista na viagem. “Para nós, tudo era novidade. O lugar era muito bacana, tranquilo e próximo à natureza. O evento estava muito bem organizado”, aponta. Para ela, a experiência foi única. “Foi a primeira vez que o João participou de um evento desse tamanho. Acontece uma forte integração entre todos os medalhistas, durante a Semana”, avalia.

O objetivo da Semana Olímpica é oferecer um treinamento intensivo com professores de diversas regiões do país, considerando a participação dos medalhistas nas etapas internacionais. João Vítor conta que ganhou todo o material para assistir às aulas, que ocorriam das 8h20 às 17h40, com intervalos de 20 minutos. “As aulas eram divididas por níveis. Era difícil, porque o conteúdo era totalmente novo para mim. Comigo, que sou do nível um (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), sempre havia mais 30 ou 35 colegas”, explica. Na sexta-feira (25/01), também ocorreu a cerimônia de entrega das medalhas da 40ª OBM. “Foi um dos momentos do evento de que mais gostei”, conta.

Como a Semana Olímpica da OBM é o primeiro passo para a participação nas olimpíadas internacionais, os alunos também realizaram dois simulados e prestaram uma prova, já valendo para as próximas olimpíadas, como a do Cone Sul. Rosângela esclarece que essas notas, somadas a outras provas, resultam em uma seletiva. “Não nos passaram muitas informações sobre datas de provas e olimpíadas, mas ficamos sabendo que existem várias. Essas informações devem chegar por e-mail nos próximos meses, junto com as notas do João”, expõe.

A mãe do estudante destaca, ainda, a preocupação da equipe do evento com o bem-estar dos medalhistas. “São competições saudáveis que devem ser prazerosas. Por isso, aconselham que eles participem de, no máximo, duas olimpíadas, para evitar estresse e pressão. Mesmo sem ter uma grande estrutura ou um suporte maior, além do nosso, o João chegou até lá caminhando com as próprias pernas”, destaca. O estudante também está satisfeito. “Espero ter um bom resultado e, nos próximos anos, ganhar novas medalhas na OBMEP e OBM também”, declara.

Escola destaque

A representação medalhista da Escola Padre Antônio Vieira, do Bairro São José, não fica apenas por conta do aluno João Vítor. A instituição participa da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), todos os anos, desde 2006, e já conquistou 38 menções honrosas, três medalhas de bronze, uma medalha de prata e uma de ouro.

Já foi representada também, em 2012, pela aluna Caroline de Sene de Vargas nas etapas finais da Olimpíada de Língua Portuguesa, em Brasília. “Essas participações levam, a médio prazo, a um salto de qualidade na formação dos estudantes da escola como um todo, e ao estímulo à participação de todos. Objetivamos através delas manter no estudante o gosto e o interesse pela Matemática, que vai se perdendo ao longo do tempo, além de estimular o raciocínio e a criatividade. Isso os ajudará nas outras áreas do conhecimento”, afirma a diretora da escola, Judith Rodrigues Paim.

Fotos: Carolina Canton