Município promove capacitação para merendeiras que atuam nas escolas

Curso teve como objetivo garantir boas práticas na manipulação dos alimentos

Cerca de 170 merendeiras das escolas da rede municipal de Caxias do Sul participaram do curso de Boas Práticas em Serviços de Alimentação nesta segunda (04/02) e terça-feira (05/02). A capacitação, exigida pela Vigilância Sanitária para os profissionais que manipulam alimentos nas instituições de ensino, foi ministrada por nutricionistas do setor de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e por palestrantes convidados. No primeiro dia de curso, as cozinheiras das escolas de Educação Infantil também foram convidadas a participar, somando mais 80 pessoas à plateia. A capacitação ocorreu na Casa da Cultura nos turnos da manhã e da tarde, cumprindo carga horária de 16 horas.

Ana Paula Michelon Marcon, nutricionista da Smed, esclarece que o curso foi totalmente gratuito. “Esse treinamento é exigido pela Vigilância Sanitária para profissionais que trabalham em qualquer cozinha, como restaurantes, empresas, escolas, entre outras”, explica. “Todo início de ano letivo, o setor oferece uma capacitação com duração média de quatro horas para as cozinheiras das escolas de Educação Infantil. Por isso, no primeiro dia, elas também participaram do evento que valeu para a capacitação teórica anual”, expõe.

Dentre as temáticas do curso, com enfoque para a utilização do termômetro para verificação da temperatura dos equipamentos de conservação a frio e da distribuição das preparações quentes, os palestrantes abordaram os Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), doenças transmitidas por alimentos (DTAs), contaminação alimentar e riscos à saúde, cuidados com os alimentos (manipulação, conservação, armazenamento, preparo e distribuição), organização da cozinha, legislação vigente, entre outros assuntos.

Fotos: Renata Zanatta