Smed divulga nova lista de designações para estudantes de quatro a seis anos

Mais de 5,6 mil crianças foram contempladas com vagas em escolas municipais

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) divulgou, nesta sexta-feira (25/01), a lista com os nomes das crianças designadas para matrículas resultantes da segunda etapa de inscrições para vagas de quatro a seis anos nas escolas do município. Com essa nova lista, mais de 5,6 mil crianças (1.252 de quatro anos, 1.573 de cinco anos e 2.788 de seis anos) foram chamadas. O acesso aos nomes está disponível no site educacao.rs.gov.br, no link “Consulta de Candidato”.

Para as crianças que foram designadas com vagas em escolas de Ensino Fundamental (EMEFs), a matrícula ocorre entre os dias 28 de janeiro e 8 de fevereiro. Para as crianças com vagas em escolas de Educação Infantil (EEIs), a matrícula deve ser feita entre os dias 4 e 8 de fevereiro. É necessário entregar a documentação exigida (certidão de nascimento, comprovante de residência e documento do responsável) na secretaria da escola determinada das 8h às 12h, horário de funcionamento das instituições durante o período de férias.

Para as famílias das crianças de quatro e cinco anos que não foram contempladas neste momento, a Smed está fazendo um levantamento para a compra de vagas em instituições particulares, ao longo de fevereiro. Para a secretária da Educação, Marina Matiello, é importante que os pais atentem aos períodos destinados para efetuar a matrícula. “É necessário frisar que apenas a matrícula garante a vaga, por isso os responsáveis devem se dirigir até a escola designada com os documentos necessários. As matrículas que não são efetuadas, o sistema entende como desistência da vaga”, reforça.

Matrículas de zero a três anos

Desde o início de novembro, a Smed já encaminhou 874 crianças de zero a três anos, das 3.829 inscritas, para a matrícula na escola de Educação Infantil (EEI) escolhida pelos pais ou responsáveis. Aqueles que já foram chamados, mas ainda não efetuaram a matrícula, devem se dirigir até a instituição designada entre os dias 4 e 8 de fevereiro. A expectativa da Smed é continuar a chamar estudantes conforme novas vagas forem abertas, a partir da compra na rede privada, em escolas credenciadas para tal.

O chamamento é feito através de contato telefônico com o número deixado pelo responsável no momento da inscrição. A ordem dos encaminhamentos é de acordo com o grau de vulnerabilidade social. Quando é realizado o contato, a família se dirige até a Smed, por meio de agendamento de horário, e posteriormente até a escola, também por agendamento de horário.

Para realizar a matrícula, é necessária a entrega de uma cópia de cada um dos seguintes documentos: carteira de vacinação, carteira do SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, RG e CPF da criança (se houver) e dos responsáveis, comprovante de renda dos responsáveis, cartão do Bolsa Família (se beneficiada) e receita do antitérmico indicado pelo pediatra da criança. A entrega deve ser feita na secretaria da instituição.