Bandas de duas escolas do Município fazem apresentação conjunta

Integração foi motivada pela afinidade surgida entre os estudantes durante evento

Em outubro deste ano, durante o Parque das Crianças, evento organizado pela Prefeitura de Caxias do Sul para comemorar o Dia das Crianças, as bandas marciais das escolas municipais Professora Ester Justina Troian Benvenutti e Ruben Bento Alves tocaram juntas pela primeira vez. A segunda apresentação conjunta dos grupos ocorreu nesta quarta-feira (12/12), no pátio da Ruben Bento Alves, para os estudantes da instituição.

Dinarte Paz, professor da rede e regente das bandas escolares, conta que em outubro surgiu uma forte empatia entre os estudantes. “Depois daquele dia no Parque Cinquentenário, eles me relataram a vontade de tocar juntos novamente. Então, organizei essa integração com as equipes diretivas das escolas”, explica.

Neste segundo encontro, cada banda fez sua apresentação para, no final, tocarem juntas. “Quando falamos em banda, o indivíduo se dilui no coletivo. Mas, quando um coletivo encontra o outro, parece que cada um sai mais forte”, declara Paz, que acredita que essa integração também fortaleça a amizade entre os jovens. “É importante incentivar que os estudantes participem das bandas, é claro, pela questão da musicalização, mas também pela socialização, algo que vai além dos componentes curriculares tradicionais”, aponta.

O regente, orgulhoso com a iniciativa dos estudantes, pretende levar a ideia adiante. “Para o próximo ano, penso em organizar encontros para que os integrantes das bandas possam se conhecer melhor e ensaiar antes das apresentações. Aprimorando essa proposta, talvez consigamos juntar todas as bandas escolares no final do ano”, conclui.

Fotos: Renata Zanatta