Estudantes da Escola Municipal Dezenove de Abril arrecadam alimentos para o Lar São Francisco

Iniciativa fez parte de um projeto desenvolvido com as turmas do 3º ano da instituição

Solidariedade e compaixão fazem parte do currículo da Escola Municipal Dezenove de Abril. Por isso, desde o primeiro semestre, os professores do 3º ano trabalham com a temática “valores” em sala de aula. O trabalho culminou com o projeto Bolsa do Bem, encerrado na última terça-feira (11/12), no Lar da Velhice São Francisco de Assis.

A professora das séries iniciais, Renata Zilio, explica que a proposta consistiu na confecção de bolsas pelas mães de estudantes, que foram trocadas na comunidade por alimento. “A identidade visual da escola foi estampada nas bolsas e, no dia 5 de dezembro, os estudantes percorreram o bairro São Giácomo trocando cada uma dessas bolsas por um quilo de alimento”, contou.

Além da doação dos alimentos arrecadados para o Lar São Francisco, os estudantes proporcionaram aos idosos atendidos um momento de lazer, com a leitura de histórias. “Muitos dos usuários ficam sem ver a família por bastante tempo e esse contato talvez os ajude a se lembrarem dos netos. As histórias dos alunos fazem os idosos viajarem para outros mundos, oferecendo algo diferente, alegre e mágico”, aponta Renata.

A professora explica que essa iniciativa faz parte de uma proposta da escola. “Anualmente, cada turma tem o seu projeto. No decorrer do ano letivo, trabalhamos com os alunos dos terceiros anos questões de valores, de convivência, do pensar no próximo. Acredito que não estamos aqui só por nós, então começamos essa educação pelos pequenos”, declara.

Fotos: Renata Zanatta