Smed inscreve mais de 5 mil crianças para vagas de quatro a seis anos

Matrículas podem ser feitas a partir do dia 2 de janeiro nas escolas do município

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) recebeu inscrições para mais de cinco mil crianças em vagas de quatro a seis anos nas escolas do município. O total de inscritos da Educação Infantil chegou a 2.749 crianças (sendo 1.368 de 4 anos e 1.381 de 5 anos). Para o 1º ano do Ensino Fundamental, o número chegou a 2.522 cadastros. A primeira etapa de inscrições se encerrou no fim de novembro. As famílias serão informadas do resultado no dia 28 de dezembro através do site www.educacao.rs.gov.br.

A Smed ofereceu três formas de realizar a inscrição: nas secretarias das escolas públicas, na Central de Matrículas e através do site. Desde o dia 25, o sistema está bloqueado para a organização das designações. O próximo passo será a realização das matrículas no período de 2 a 18 de janeiro de 2019, com a entrega dos documentos (certidão de nascimento, comprovante de residência e documento do responsável) na secretaria da instituição designada, durante o horário de atendimento ao público no período das férias escolares, das 8h às 12h. 

Segunda etapa

A segunda etapa das inscrições ocorre entre os dias 7 e 18 de janeiro e é direcionada para transferências do Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e para quem perdeu o prazo da primeira etapa. A inscrição pode ser realizada nas secretarias das escolas públicas durante o horário de funcionamento da instituição, na Central de Matrículas (Av. Júlio de Castilhos, nº 2555) ou pelo site www.educacao.rs.gov.br. Os documentos necessários são a certidão de nascimento, documento do responsável, comprovante de endereço e, para as transferências, atestado de escolaridade. No dia 25 de janeiro, será divulgado o resultado das designações e as matrículas poderão ser feitas no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro.

Matrículas EJA

No período de 02 a 18 de janeiro, também serão realizadas matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental, diretamente nas secretarias das escolas municipais que oferecem a modalidade (Caldas Júnior, Dolaimes Stédile Angeli, Guerino Zugno, Presidente Castelo Branco, Prefeito Luciano Corsetti e Rosário de São Francisco). As matrículas ocorrem durante o período de funcionamento de cada escola ou na Central de Matrículas, das 8h às 17h. Toda pessoa maior de 18 anos que não tiver concluído o Ensino Fundamental poderá se inscrever levando o seu documento, comprovante de escolaridade e comprovante de endereço.

Matrículas para Educação Infantil de zero a três anos

Desde o dia 05 de novembro, a Smed iniciou o processo de encaminhamento das famílias que conseguiram vagas de zero a três anos. Esse chamamento é feito através de contato telefônico com o número deixado pelo responsável no questionário feito no momento da inscrição. A ordem dos encaminhamentos é de acordo com a pontuação marcada pelo questionário (crianças em situação de maior vulnerabilidade social serão as primeiras da lista). Quando é realizado o contato, a família se dirige até a Smed e posteriormente até a escola através de agendamento de horário. “Todos os dias estamos chamando aproximadamente 40 crianças. Pedimos que os pais aguardem o nosso contato para que venham até a Smed”, explica Carla Sasset, assessora administrativa referência da Educação Infantil.

Cerca de 500 crianças, das 3.102 inscritas, já foram encaminhadas para a matrícula na instituição escolhida. Na escola, para efetuar a matrícula, é necessária a entrega de uma cópia de cada um dos seguintes documentos: carteira de vacinação, carteira do SUS, comprovante de residência, certidão de nascimento da criança, RG e CPF da criança (se houver) e dos responsáveis, comprovante de renda dos responsáveis, cartão do Bolsa Família (se beneficiada) e receita do antitérmico receitada pelo pediatra da criança. As matrículas de zero a três anos são feitas diariamente até que haja vagas nas escolas de Educação Infantil do município.

Assessoria de Imprensa – Smed