Escola Municipal Dezenove de Abril realiza abertura de Semana de Natal

Estudantes apresentaram músicas em flauta doce e canto coral

O final do ano letivo se aproxima, assim como o Natal. Para comemorar essa época de festividades, a Escola Municipal Dezenove de Abril, do bairro Cidade Industrial, organizou a Semana do Natal. Nesta terça-feira (04/12) ocorreu a abertura da programação, com apresentações de música e momento para decoração da escola.

No início da manhã, os estudantes participantes do Programa Florescer fizeram apresentações de flauta doce e de canto. No período da tarde, foi a vez das apresentações de música com instrumentos de corda. Todas as apresentações foram ministradas por profissionais do Projeto Mais Música, que faz parte do programa.

“O Projeto Mais Música é fundamental, porque eles estão se desenvolvendo cognitivamente, usando raciocínio lógico, coordenação motora, parte socioafetiva. Ou seja, quando se faz um trabalho coletivo, ensinamos também sobre o respeito ao espaço do colega, trabalhamos o individualismo. A música permite que eles se expressem na sua interioridade e isso é fantástico para o desenvolvimento dos alunos”, afirma Claudia Bressan, coordenadora geral do projeto.

Para o diretor da escola, Rudimar Reali, uma das funções da instituição é escolarizar, mostrando as diversidades do mundo para os estudantes. Uma das formas que a Dezenove de Abril escolheu para desenvolver esse trabalho foi através do projeto de musicalização. “De certa forma, hoje a nossa escola é o resultado dessa parceria com o Programa Florescer. Eu entendo que na formação geral do estudante, ele tem que ter acesso à cultura. E música é puramente cultura”, destaca.

O fechamento da Semana do Natal será no sábado (08/12), com uma grande festa para a comunidade escolar. Para o dia, está programada a chegada do Papai Noel, entrega de presentes para os estudantes e distribuição de cachorro-quente, pipoca e doces.

Programa

O Florescer é um dos programas de responsabilidade social do Instituto Elisabetha Randon, criado para atender crianças de seisa 14 anos em situação de vulnerabilidade social. Tem o objetivo de trabalhar o fortalecimento de vínculos, convívio familiar, desenvolvimento da autonomia e entendimento da cidadania. Oportuniza atividades de conscientização ambiental, social, corporal, noções de língua inglesa, tecnologia e comunicação, projeto de musicalização e apoio à escolarização. A escolha de escolas participantes é feita de acordo com critérios do próprio Instituto.

Fotos: Carolina Canton