Escola de Educação Infantil do Município trabalha a diversidade do Brasil

Projeto da Planalto aposta no autoconhecimento para explorar outras culturas

Trabalhar a diversidade cultural do Brasil foi a proposta da Escola de Educação infantil Planalto para os estudantes do Jardim II no decorrer de novembro. As crianças foram incentivadas a fazer releituras de suas personalidades através da criação de bonecos com materiais não estruturados e da confecção de quadros com seu autorretrato. A educadora Joseane Ramos da Silva destaca a importância de primeiro conhecer a si mesmo para depois conhecer o outro. “A turma está aprimorando o seu conhecimento das culturas através do autoconhecimento, estreitando, assim, laços mais fortes de carinho e amizade, unindo as igualdades e aprendendo a lidar com as diferenças”, explica.

O coordenador Marcos Vinícius Cardoso ressalta que muitas educadoras também estão trabalhando com esse método do autorreconhecimento para que as crianças consigam identificar onde estão inseridas. “Observamos que o nosso país ganha tanto com as culturas vindas de fora quanto com aquelas que já são enraizadas em nossa terra. Para finalizar o ano, resolvemos trabalhar sobre essa diversidade, pensando também no momento de encerramento com as famílias”, declara. Ainda de acordo com o coordenador da Escola, o evento de encerramento, previsto para os dias 11, 12 e 13 de dezembro, contará com apresentações de danças típicas do Brasil. “A música auxilia as crianças nas suas expressões, contribuindo para a maior absorção do conhecimento do projeto”, aponta.

Assessoria de Imprensa – Smed

Fotos: Divulgação Escola Planalto