Evento reúne 350 profissionais das escolas de Educação Infantil da gestão compartilhada

“Trocando Figurinhas” motivou a continuidade das práticas já realizadas nas instituições do Município

A última sexta-feira (30/11) e o último sábado (1º/12) reuniram cerca de 350 profissionais que atuam nas escolas de Educação Infantil da gestão compartilhada com o Município. A Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou a 7ª edição do Trocando Figurinhas, evento gratuito que teve como principal objetivo proporcionar a troca de experiências e a socialização de trabalhos. O intuito foi enriquecer as práticas pedagógicas fundamentadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

O tema “Um espaço para ser criança” norteou o evento, que iniciou com a palestra “Brincar: o lúdico e a afetividade nas relações de ensino aprendizagem na Educação Infantil”, ministrada pelo Prof. Dr. Vágner Peruzzo no Teatro da FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha. Além de abordar a educação e o cuidado, o palestrante envolveu a plateia em brincadeiras que remeteram ao fazer pedagógico.

No sábado, os profissionais tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre projetos realizados nas escolas ao longo deste ano. Foram apresentados 23 relatos, contemplando diferentes faixas etárias e temas e atendendo à diversidade das 45 escolas do Município. O encontro ocorreu na Faculdade Murialdo. Em ambos os momentos, estudantes da rede municipal fizeram apresentações de dança para os participantes.

De acordo com Magali Rossi, gerente pedagógica da Smed, o seminário inspirou novas propostas. “Esse evento caracterizou-se como um espaço coletivo para a discussão de práticas pedagógicas na educação infantil, para aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, declara.

Fotos: Divulgação Smed