Escola Municipal Ruben Bento Alves participa do encerramento do Projeto Verde-Azul

Estudantes receberam certificados de participação na iniciativa de conservação ambiental

Depois de seis meses trabalhando o ensino e o incentivo à preservação do meio ambiente, a 7ª edição do projeto “Verde-Azul nas Escolas”, da empresa Sulgás, chega ao final. Esta edição contemplou a Escola Municipal Ruben Bento Alves. Nesta quinta-feira (22/11), os alunos do 5º e 6º ano, acompanhados pela equipe diretiva, professores e a assessoria pedagógica da Secretaria Municipal da Educação (Smed), receberam transporte gratuito da empresa e foram levados para participar da cerimônia de encerramento em Porto Alegre.

Junto a eles, reuniram-se também todos os alunos das outras nove escolas de municípios próximos que participaram do projeto em 2018. A programação começou com uma apresentação de teatro com o tema “Patrulha Ambiental”. Após esse momento, iniciou-se a cerimônia de entrega de certificados do projeto para todos os estudantes e também para as escolas.

Ao final, foi divulgado o resultado do concurso Escritor Verde-Azul, em que as redações de quatro estudantes de cada uma das 10 escolas foram escolhidas para compor um livreto do projeto. Na Ruben Bento Alves, os alunos vencedores foram Ronaldo da Silva Rodrigues, Maike do Amaral Padilha da Silva, Maurício de Souza Braga e Natália Pereira Pires.

O projeto

O projeto Verde-Azul nas Escolas ocorre todos os anos desde 2010, em Porto Alegre, e desde 2016 em Caxias do Sul e demais municípios. Tem como objetivo principal estimular a conservação do ambiente local da escola, através da implementação de medidas de redução do consumo de água, energia e da geração de resíduos. Para a escolha das 10 escolas, a equipe da Sulgás pede indicação à Secretaria Municipal da Educação de cada cidade, com o critério de que a escola deve estar situada em alguma área carente. Entre as escolas municipais de Caxias, já participaram do projeto Governador Leonel Brizola e Padre João Schiavo, respectivamente nos anos de 2016 e 2017.

Fotos: Fernanda Comerlato