Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo participa do projeto Voos da Alma

Iniciativa baseada em livro instiga imaginação e criatividade dos estudantes

Trabalhar a imaginação, criatividade e valores morais de amizade e respeito com os alunos foi um dos objetivos da Escola Municipal Padre Leonardo Murialdo em 2018. No início do ano, a diretora da instituição recebeu o convite para participar do projeto Voos da Alma, promovido pelos escritores Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso. A iniciativa consiste no trabalho de leitura do livro de mesmo nome e no desenvolvimento de atividades pedagógicas, como desenhos, maquetes e representações dos personagens em sala de aula.

Todos os estudantes do 1º ao 4º ano trabalharam com seus professores de referência e com a professora de artes cada aspecto do livro com a ideia principal de instigar a criatividade. “As crianças adoraram, se envolveram tanto na leitura quanto na produção. A essência da história, que são os valores de amor, amizade e respeito, eles captaram muito bem”, relata a diretora Valdirene de Almeida da Luz.

Para o fechamento do projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer os autores da obra, na manhã desta segunda-feira (12/11). Na escola, foi montada uma tenda com os personagens confeccionados com materiais plásticos, papel, sucata e arame. Esteve presente também a kombi biblioteca, chamada Taru, que divertiu as crianças com vários livros. Como último momento da programação, os alunos puderam assistir a uma peça de teatro alusiva à história do livro.

“É um livro que representa muitas coisas, tem vários temas e vários personagens que nos divertem muito. Os personagens falam muitas coisas; o Balão, por exemplo, representa liberdade, a Gatinha representa a diversão. Toda a história é muito interessante“, afirma a estudante Daphne de Oliveira, do 4º ano.

Para Beatriz de Oliveira Ramos, aluna do 4º ano, ver de perto o trabalho dos escritores foi o melhor de toda a iniciativa. “Achei o projeto bem legal, é muito interessante o livro. E poder ver os personagens hoje é muito legal, achei muito criativo”, destaca.

Fotos: Carolina Canton