Alunos de AEE da Escola Municipal Ruben Bento Alves participam de projeto sobre segurança no trânsito

Principal objetivo era ensinar sobre mobilidade segura, autônoma e independente

A Escola Municipal Ruben Bento Alves, no último dia 30 de outubro, em parceria com os agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT) e a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), finalizou o Projeto Ir e Vir Além da Escola, elaborado pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) Loraide Prigol e Daniela Giacomelli Spader.

O projeto teve como objetivo principal oferecer aos estudantes do AEE dos anos finais (6º a 9º anos) vivências cotidianas na área central da cidade visando passar orientações referentes à uma mobilidade segura, autônoma e independente, como parte de uma das ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave).

Durante a atividade prática os estudantes puderam diferenciar os semáforos de pedestres dos semáforos de carros, distinguir os dois tipos de faixa de segurança, identificar os pontos de referência e pontos turísticos, conhecer as partes da calçada e qual delas é a mais segura de circular, além de otimizar a identificação do itinerário através da linha do ônibus, sendo um recurso facilitador para este público especificamente.

Para o gerente da EPT, Joelson Queiroz, a educação para o trânsito também passa pela inclusão de todas as pessoas no cotidiano da cidade. “É muito mais proveitoso fazermos uma atividade como essa na prática, sem que os alunos precisem imaginar quando estamos em uma ação dentro da sala de aula, por exemplo. Tenho certeza que eles saíram com novos pensamentos sobre o que as placas e os semáforos representam para todos”, explicou.

Fotos: Divulgação Escola