Smed participa de reunião de apoio à RAE na Escola Municipal Luciano Corsetti

Objetivo do encontro foi mapear e debater ações para diminuir a infrequência escolar

O assessor pedagógico Adilson Martins Correa e a assistente social Elaine Aparecida Ribeiro representaram a Secretaria Municipal da Educação (Smed) em uma reunião com a equipe diretiva da escola municipal Prefeito Luciano Corsetti em conjunto com o CRAS Sul, Círculo de Pais e Mestres (CPM) e UBSs Rio Branco, Esplanada e Salgado. O objetivo do encontro, que ocorreu na última terça-feira (30/10) na instituição de ensino, foi debater a Rede de Apoio à Escola (RAE).

Na ocasião, foram apresentados dados relativos aos encaminhamentos da Ficha Individual de Alunos Infrequentes (FICAI) e as ações de cada órgão competente na busca das crianças e adolescentes com situação de infrequência na escola. De acordo com a diretora da Escola, Thaísa

Segundo a diretora da Escola, Taísa Medeiros Mano Velho, houve um aumento no retorno dos alunos em situação de infrequência, mas ainda há uma dificuldade no comprometimento das famílias em fazer com que as crianças e os adolescentes retornem à frequência regular na escola. “Não medimos esforços na busca constante em trazê-los ao convívio com seus pares no ambiente escolar”, declara.

Elaine Ribeiro afirma que, na busca constante para efetivar este trabalho, a Smed conta com o apoio da Promotoria de Justiça, do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância e Adolescência. “Tão logo esses alunos retornam à escola, são oferecidos estudos complementares para que não haja prejuízo no aprendizado, pois quando detectamos a infrequência, acionamos todos os envolvidos na rede de apoio ao estudante”, aponta.

Fotos: Divulgação Smed