Smed inscreve cerca de 3 mil crianças de zero a três anos para vagas nas escolas do município

A partir deste ano, o cadastramento para esta faixa etária deve ocorrer preferencialmente no mês de outubro

O período de inscrições para vagas em turmas de zero a três anos nas escolas de Educação Infantil do Município foi encerrado nesta quarta-feira (31/10). Desde o dia 1º de outubro, 3.102 cadastros foram realizados na Secretaria Municipal da Educação (Smed). O objetivo do atendimento era qualificar o fluxo da lista de espera e otimizar a destinação de vagas para o ano letivo de 2019.

No início de 2017, a lista de espera contava com cerca de 7 mil crianças, e em setembro de 2018, o total já havia diminuído para 4,5 mil. De acordo com a diretora administrativa da Smed, Raquel Baldasso, nos próximos dias esta lista será novamente organizada para que se façam as designações para as escolas de Educação Infantil, priorizando o quesito de vulnerabilidade das crianças. “A estrutura montada na Smed para as inscrições será mantida nos próximos dias, pois chamaremos as famílias contempladas na primeira quinzena de novembro para que venham até a Secretaria receber orientações referentes ao calendário de matrícula”, destaca.

As matrículas deverão ser realizadas diretamente nas escolas designadas, em fevereiro de 2019. Os pais ou responsáveis legais devem apresentar RG e CPF, cartão do Bolsa Família (se beneficiados), comprovante de residência e comprovante de renda (carteira de trabalho, contracheque e declaração de renda registrada em cartório de todos os responsáveis legais). No caso de microempreendedores individuais, declaração anual do imposto de renda. Caso forem aposentados, cartão de trabalho e o extrato do INSS, RG e CPF, certidão de nascimento, carteira do SUS e de vacinação da criança.

Para Raquel, esse movimento foi muito positivo. “Foi realmente necessário montarmos um espaço destinado unicamente para receber essas famílias. Percebemos que as pessoas ficaram satisfeitas com o atendimento, tanto no que diz respeito à agilidade no processo, quanto ao acolhimento. Foi também um momento importante para a Secretaria ter a real dimensão de atendimentos necessários para o próximo ano letivo. Não vamos medir esforços para atender o maior número de crianças possível”, conclui.

Inicia etapa de inscrições para crianças de quatro a seis anos

A primeira etapa do período de inscrições para vagas de quatro e cinco anos da Educação Infantil e para o primeiro ano do Ensino Fundamental, equivalente a seis anos de idade, teve início na última segunda-feira (29/10). Pais ou responsáveis legais têm três opções para realizar o cadastramento, que segue até o dia 25 de novembro. Nas escolas públicas, o atendimento será feito nas secretarias, durante o período de funcionamento de cada instituição. Na Central de Matrículas (Av. Júlio de Castilhos, nº 2555), o horário de atendimento é das 8h às 17h e será organizado por ordem de chegada com a distribuição de senhas.

Outra possibilidade é pelo site www.educacao.rs.gov.br. As famílias deverão escolher até três opções de escolas. Os documentos necessários são a certidão de nascimento da criança, documento do responsável e comprovante de endereço. Após o dia 25 de novembro, o sistema de inscrição será bloqueado para dar início às designações para cada escola. As famílias serão informadas por meio de uma lista divulgada no site www.educacao.rs.gov.br no dia 28 de dezembro.

Assessoria de Imprensa – Smed
 
 
Fotos: Renata Zanatta