Setor pedagógico da Smed aposta em ações de prevenção à violência

Círculos de construção de paz são organizados conforme demanda das escolas da rede

O setor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed) vem investindo em ações de prevenção à violência escolar através dos círculos de construção de paz com os assessores do grupo Interligar II. As demandas chegam à Secretaria através das necessidades apresentadas pelas escolas, que são acolhidas e atendidas conforme o fluxo recebido e a disponibilidade das instituições.

Adilson Correa, facilitador dos círculos de construção de paz e assessor pedagógico do grupo Interligar II da Smed, explica que, inicialmente, são realizados os pré círculos com as direções ou coordenações pedagógicas, momento em que os assessores da Smed tomam ciência do tipo de círculo que deve ser realizado na escola. “Mesmo havendo uma única rede municipal, existem situações sociais totalmente distintas e, a partir dessa conversa, planejamos o círculo que mais se adapta para a turma a ser atendida”, declara. A partir desta primeira etapa, são agendadas e desenvolvidas as atividades conforme a demanda. “Isso resulta em um momento extremamente positivo, onde os alunos têm a possibilidade de falar de seus anseios, suas necessidades, criando um ambiente acolhedor e de respeito, o que proporciona uma melhor relação entre os pares e a comunidade escolar”, conclui o assessor.

Na última semana de outubro, foram realizadas ações nas escolas Governador Roberto Silveira e Senador Teotônio Vilella, sendo que ainda estão previstos encontros nas escolas Machado de Assis e Padre João Schiavo, em Fazenda Souza.

Fotos: Adilson Correa