Escola Municipal Renato João Cesa organiza Jogos da Paz

Projeto visa ensinar valores morais aos estudantes através de um campeonato de futsal

Um ambiente destinado a aprender muito mais do que disciplina, mas sim valores para a vida toda. Com esse pensamento, a equipe da Escola municipal Renato João Cesa desenvolveu o projeto Jogos da Paz, que uniu alunos da Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. As turmas participam de um campeonato de futsal em que cada time representava uma palavra de incentivo, como amor, igualdade e respeito.

A manhã desta terça-feira (30/10) marcou a abertura dos jogos. Cada turma apresentou uma bandeira confeccionada pelos próprios estudantes, com a palavra escolhida em um desfile. Após esse momento, eles puderam assistir a um pequeno show de rap do artista Maurício Abel, que cantou músicas relacionadas à educação e amizade.

As partidas ocorrerão todos os dias durante o período do recreio por duas semanas. “Esse evento foi todo pensado com base nas ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) para que, realmente, sejamos protagonistas da paz. O nosso objetivo com esses jogos era que cada turma escolhesse uma palavra de incentivo para que possamos aplicar ela no nosso dia a dia. Quando temos paz, nós melhoramos o nosso entorno”, afirmou a diretora da escola, Vanessa Reis dos Santos. “Nós não pensamos em nenhuma premiação material para os vencedores, pois acreditamos que o prêmio maior vai ser a restauração da paz para todos os nossos estudantes”, complementou.

Para Emily Mendes, uma das representantes do Grêmio Estudantil, a atividade serviu para mostrar que a escola sempre estará unida e com uma boa convivência. “O evento foi importante porque no início do ano a gente teve um abalo na comunidade. Então acredito que esse tipo de ação seja boa para restaurar a paz que sempre tivemos, mas que ficou um tempo esquecida. E é bom também para mostrar que a gente está aqui, estamos unidos e queremos ajudar todo mundo. Queremos mostrar que não somos somente uma escola, somos uma família”, salientou.

Emily se referiu ao assassinato de Naiara Soares Gomes, sete anos, que estudava na Escola Renato João Cesa. A menina foi encontrada morta no dia 21 de março deste ano após ter sido violentada por um homem no caminho da escola. Na época, a Secretaria Municipal da Educação (Smed) disponibilizou equipes para prestar apoio à comunidade escolar.

Fotos: Carolina Canton

Setor pedagógico da Smed aposta em ações de prevenção à violência

Círculos de construção de paz são organizados conforme demanda das escolas da rede

O setor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed) vem investindo em ações de prevenção à violência escolar através dos círculos de construção de paz com os assessores do grupo Interligar II. As demandas chegam à Secretaria através das necessidades apresentadas pelas escolas, que são acolhidas e atendidas conforme o fluxo recebido e a disponibilidade das instituições.

Adilson Correa, facilitador dos círculos de construção de paz e assessor pedagógico do grupo Interligar II da Smed, explica que, inicialmente, são realizados os pré círculos com as direções ou coordenações pedagógicas, momento em que os assessores da Smed tomam ciência do tipo de círculo que deve ser realizado na escola. “Mesmo havendo uma única rede municipal, existem situações sociais totalmente distintas e, a partir dessa conversa, planejamos o círculo que mais se adapta para a turma a ser atendida”, declara. A partir desta primeira etapa, são agendadas e desenvolvidas as atividades conforme a demanda. “Isso resulta em um momento extremamente positivo, onde os alunos têm a possibilidade de falar de seus anseios, suas necessidades, criando um ambiente acolhedor e de respeito, o que proporciona uma melhor relação entre os pares e a comunidade escolar”, conclui o assessor.

Na última semana de outubro, foram realizadas ações nas escolas Governador Roberto Silveira e Senador Teotônio Vilella, sendo que ainda estão previstos encontros nas escolas Machado de Assis e Padre João Schiavo, em Fazenda Souza.

Fotos: Adilson Correa

Escola Municipal Fermino Ferronatto realiza Sábado do Movimento

Evento aberto ao público reuniu diversas atividades interativas

A Escola Municipal Fermino Ferronatto organizou uma ação diferenciada e aberta à toda comunidade escolar no último sábado (27/10). O projeto, intitulado como Sábado do Movimento, proporcionou ao público jogos e atividades em grupo em diferentes ambientes da escola.

A programação começou com apresentações da Banda Marcial da escola e do Projeto de Musicalização. Depois desse momento, as pessoas puderam se dividir entre salas com jogos de xadrez, tênis de mesa, pebolim e jogos eletrônicos. Também foram oferecidas oficinas com dança zumba, dança cúmbia, capoeira e yoga, e na quadra coberta da escola foram realizados jogos abertos de futsal.

Para a diretora Caren Cristina Sasset, o evento foi uma boa oportunidade para reunir toda a comunidade escolar em atividades coletivas.“Foi impossível ficar parado! Até os pais que foram à escola para levar seus filhos acabaram se envolvendo nas atividades”, afirma.

Fotos: Divulgação Escola