Rede municipal de ensino abre inscrições para crianças de quatro a seis anos a partir do dia 29

Pais ou responsáveis têm até o fim de novembro para realizar o cadastro

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) abrirá, na próxima segunda-feira (29/10), a primeira etapa do período de inscrições para vagas de quatro e cinco anos da Educação Infantil e para o primeiro ano do Ensino Fundamental, equivalente a seis anos de idade. Esta primeira etapa encerrará no dia 25 de novembro.

Os interessados podem fazer a inscrição por três meios diferentes. Nas escolas públicas, o atendimento será feito nas secretarias, durante o período de funcionamento de cada instituição. Na Central de Matrículas (Av. Júlio de Castilhos, nº 2555), o horário de atendimento é das 8h às 17h e será organizado por ordem de chegada com a distribuição de senhas. Outra possibilidade é pelo site www.educacao.rs.gov.br.

As famílias deverão escolher até três opções de escolas. Os documentos necessários são a certidão de nascimento da criança, documento do responsável e comprovante de endereço. O cadastro somente pode ser efetuado pelo responsável legal da criança. A lista de escolas da rede municipal está disponível neste link: https://bit.ly/2qdklWk. Já as instituições da rede estadual podem ser acessadas neste link: https://bit.ly/2Ji2FS2. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3221.6797.

A diretora administrativa da Smed, Raquel Baldasso, reforça a importância das famílias procurarem os postos de inscrição no período determinado. “A família que realizar a inscrição no prazo determinado terá um retorno sobre a designação da vaga mais garantido, assegurando essa matrícula e com uma possibilidade maior de conseguir a escola desejada”, afirma.

Após o dia 25 de novembro, o sistema de inscrição será bloqueado para dar início às designações para cada escola. As famílias serão informadas por meio de correspondências no fim de dezembro. As matrículas devem ser confirmadas entre os dias 02 e 18 de janeiro de 2019, com a entrega dos documentos de inscrição diretamente em cada instituição.

Segunda etapa de inscrições

segunda etapa de matrículas na rede pública ocorre entre os dias 07 e 18 de janeiro. Esse período é direcionado para transferências do Ensino Fundamental (2º ao 9º ano) e para quem perdeu o primeiro prazo e deseja efetuar a inscrição. Os documentos necessários são a certidão de nascimento, documento do responsável, comprovante de endereço e, para as transferências, atestado de escolaridade. No dia 25 de janeiro, serão divulgadas as designações da segunda etapa e a matrícula deverá ser realizada no período de 28 de janeiro a 08 de fevereiro.

Matrículas EJA

No período de 02 a 18 de janeiro, também serão realizadas matrículas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Fundamental, diretamente nas secretarias das escolas municipais que oferecem a modalidade (Caldas Júnior, Dolaimes Stédile Angeli, Guerino Zugno, Presidente Castelo Branco, Prefeito Luciano Corsetti e Rosário de São Francisco), durante o período de funcionamento de cada escola, ou na Central de Matrículas.

Inscrições para Educação Infantil de zero a três anos

O período para inscrições de crianças de zero a três anos na Educação Infantil segue até 31 de outubro. Para fazer a inscrição, os pais ou responsáveis legais devem apresentar certidão de nascimento da criança, documento do responsável, comprovante de endereço, comprovante de renda e cartão do Bolsa Família (para quem tiver). Todas as famílias que procurarem a Smed ao longo de outubro terão a inscrição realizada. O atendimento é feito em todos os dias úteis, por meio da distribuição de senhas, das 8h30 às 16h30, sem fechar ao meio-dia. As vagas correspondem ao ano letivo de 2019 e a secretaria entrará em contato com as famílias que forem contempladas.

Fotos: Adriano Chaves