Vice-diretores das escolas da rede municipal participam de palestra sobre prevenção às drogas

Ação foi proposta pela Polícia Federal para as Cipaves do Município e do Estado

Os vice-diretores das escolas municipais participaram de uma palestra nesta segunda-feira (22/10) com o tema “Drogas de abuso: usos e consequências”. A proposta da Polícia Federal contemplou o eixo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Secretaria Municipal da Educação (Smed), relacionado à prevenção ao uso de drogas. Ministrada pela perita criminal federal Carina Maria Bello de Carvalho, a palestra ocorreu na Câmara de Vereadores e reuniu cerca de 100 pessoas. Gestores, membros das Cipaves, pais, professores e funcionários das instituições de ensino foram convidados a participar. Representantes das escolas estaduais também compareceram.

Carina abordou os tipos de drogas e suas principais consequências na formação dos jovens, destacando o uso abusivo do álcool e seus efeitos na vida adulta. “Os educadores podem agir como nossos multiplicadores, já que são eles que passam mais tempo com os jovens. Damos palestras diretamente para eles, desde crianças do 3º ano até estudantes universitários”, disse a perita.

José Cleber Pozenato, vice-diretor da Escola Municipal Cidade Nova, destacou a importância da iniciativa. “Esse conhecimento nos permite aprofundar o tema com os nossos estudantes e multiplicar a informação dentro das comunidades”. Délcio Cruz Júnior, assessor pedagógico da Smed, complementa. “É um momento importante não apenas para a comissão municipal, mas também para a Cipave do Estado. É a primeira ação em conjunto por um mesmo objetivo: combater esse grande mal social”, resumiu.

Fotos: Renata Zanatta