Turma de 5º ano da Escola Municipal João de Zorzi participa de círculos de paz

Vivência tem o objetivo de preparar os estudantes para o próximo ano letivo

A turma do 5º ano da Escola Municipal João de Zorzi participou de uma atividade especial nas últimas quinta (18/10) e sexta-feira (19/10). A ação foi ministrada pelo assessor pedagógico da Secretaria Municipal da Educação (Smed) e facilitador da Justiça Restaurativa, Délcio Cruz Júnior, e teve o objetivo de sensibilizar e ensinar sobre procedimentos restaurativos envolvendo a comunidade escolar.

A vivência foi promovida com círculos de construção de paz e buscou informar e sensibilizar os pais e estudantes para a nova prática da metodologia da pedagogia circular, utilizando o objeto da palavra como forma de expressão, focando nos últimos meses letivos e começando a preparação dos alunos para o ingresso no 6º ano. A estudante de psicologia, Mayara Ferreira, desenvolve trabalho de estágio na instituição e acompanhou a turma durante a atividade. “Notei que o círculo muda a postura dos estudantes, principalmente na atenção, educação e disciplina. Foi uma experiência incrível”, explica.

A diretora Tânia Neuwald também observou o processo de perto, e pôde perceber a evolução no comportamento dos estudantes. “Eles ficam mais humanizados, passam a ter mais disciplina e mais foco em correr atrás de seus sonhos”, afirma.

Para o facilitador Délcio Cruz, que realiza vivências de círculos de paz com várias turmas, depois da atividade sempre se consegue um bom retorno. “Obtivemos ótimos resultados com a turma que está agora no sexto ano e que trabalhamos com a Pedagogia Circular no ano passado. Por isso tentaremos, através da rotina construída usando os círculos, preparar mais uma turma para o sexto ano”, completa.

Fotos: Délcio Cruz Júnior