Smed realiza premiação do concurso de cartazes sobre autoexposição digital

Evento reuniu representantes das 21 escolas participantes na Câmara de Vereadores

O Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTM) da Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizou o evento de premiação do concurso de cartazes sobre autoexposição digital na infância e na juventude, nesta sexta-feira (19/10), no Plenário da Câmara de Vereadores. O projeto é relacionado ao Encontro Municipal de Combate aos Crimes de Internet na Infância e Juventude, que foi promovido no início de agosto com apoio da Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

Ao todo, 21 escolas municipais participaram do concurso. Para a avaliação, foram consideradas a criatividade, objetividade, foco no tema e qualidade estética do cartaz. Os vencedores foram os estudantes das escolas Santo Antônio (3º lugar), Santa Lúcia (2º lugar) e Catulo da Paixão Cearense (1º lugar). Eles ganharam uma bolsa de estudos integral em qualquer curso profissionalizante, exceto Inglês, e cada uma das escolas dos ganhadores recebeu um óculos de realidade virtual.

Andrelise Nunes, estudante do 9ano da Escola Municipal Presidente Castelo Branco, foi uma das participantes do concurso.“Na hora de pensar em fazer o cartaz, foi complicado, porque me inspirei em pessoas que eu conheço. Enquanto eu fazia, fiquei muito emocionada. Isso me deu criatividade para conseguir criar. Gostei muito de participar”, conta.

A professora Beatriz Dall Agnol, que trabalha no Laboratório de Informática Educativa da Escola Santa Lúcia há dois anos, afirma que o concurso foi muito importante para concretizar a teoria da sala de aula. “Comecei a trabalhar sobre cyberbullying e, seguindo isso, incentivei meus alunos a entrarem no concurso. Estou bem feliz, porque os estudantes estão cada vez mais conscientes do uso correto das redes e da internet segura”, declara.

Após a premiação, a plateia participou de um Cine Plenário, com a exibição do filme “O Grande L” e debate sobre internet segura. Os cartazes ficarão expostos na Câmara, na Prefeitura de Caxias do Sul e no Portal da Educação. O cartaz vencedor ficará exibido em todas as escolas municipais de Ensino Fundamental e nas escolas de Educação Infantil do Município até o final do ano.

Fotos: Carolina Canton