Projeto promove apresentações artísticas mensais aos estudantes da Escola Sete de Setembro

Nesta quinta-feira (18/10), estudantes conheceram a banda marcial da Escola Engenheiro Mansueto Serafini

Os estudantes da Escola Municipal Sete de Setembro, em São Luiz da Sexta Légua, tiveram a oportunidade de participar de uma manhã diferente e cheia de música nesta quinta-feira (18/10). O professor de artes da instituição, Rodrigo Fagundes de Cristo, realiza um projeto que leva artistas locais à escola mensalmente. Para outubro, os convidados foram os estudantes integrantes da banda escolar da Escola Municipal Engenheiro Mansueto Serafini.

A ação começou em 2014 e, desde então, Fagundes traz novas atrações. “É uma iniciativa para tentar aproximar a música e a arte dos alunos”, explica. Desde agosto, os estudantes já puderam prestigiar os músicos Chiquinho Divilas e Rodrigo Fabro. Conforme a vice-diretora, Camila Terres, a escola sempre está aberta para esses projetos. “Apoiamos os professores que têm essas ideias, ainda mais uma cultura como a música, que é importante e os estudantes conhecem em tão poucos segmentos. Trazer isso como algo próximo deles é muito valioso”, afirma.

Após as apresentações, o professor pede para os estudantes refletirem sobre os espetáculos através de debates entre a turma ou produções escritas, incentivando também que eles realizem suas próprias criações. “Minhas aulas trabalham a motivação. Independentemente da arte, todos meus alunos são convidados e incentivados à criação. Assim, conseguimos trabalhar os conceitos de cidadania, pois o estudante escolhe qual caminho da arte vai seguir e também a teoria, por meio de pesquisas teóricas que eles fazem para contar a história da arte”, completa.

Fotos: Carolina Canton