Cipave da Smed realiza formação para professores e estudantes da rede

Palestras debateram questões de prevenção à violência escolar e cyberbullying

O setor de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) da Secretaria Municipal da Educação (Smed) organizou uma formação para professores e estudantes da rede municipal, no dia 11 de outubro. O objetivo principal era debater temas como prevenção à violência escolar e cyberbullying. Foram convidados para palestrar membros da Guarda Municipal e Paulo Moratelli, psicólogo e delegado internacional da sociedade científica de Justiça Restaurativa para o Brasil.

Foram convidados um professor de referência da Cipave e um estudante de cada instituição. Ronaldo Godoy, gerente do centro de ações preventivas da Guarda Municipal, afirma que debater o tema da prevenção à violência escolar é essencial para o desenvolvimento dos estudantes. “Momentos como este são muito importantes, pois qualificam as equipes das Cipaves e tornam os encaminhamentos mais ágeis e corretos. Através da prevenção é possível diminuir os índices de violência e preparar os jovens para que possam assumir seu papel na sociedade de maneira mais responsável, usufruindo do direito à cidadania no sentido mais amplo, abrangendo direitos e deveres”, completa.

Para Moratelli, o objetivo principal de sua palestra era provocar uma reflexão sobre a importância das pessoas serem ouvidas e vistas e como cada relação influencia em questões de autoestima, respeito e empatia pelo próximo. “Meu intuito era mostrar para o público o quanto é importante a gente escutar e de verdade entender o que os jovens estão sentindo e pensando sobre si e sobre o mundo”, afirma.

Fotos: Carolina Canton