Secretaria da Educação promove formação sobre linguagens na mídia

Encontros abordam diferentes temas com o objetivo de reduzir conflitos

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave), ofereceu uma formação sobre linguagens midiáticas para as escolas da rede municipal de ensino na última sexta-feira (05/10). Foram convocados um professor responsável pela Cipave e um estudante de cada instituição de ensino. A formação, que reuniu cerca de 80 pessoas no auditório da Smed, contou com duas palestras, uma ministrada pelo técnico de informática da secretaria, Alexandre José Corso, e outra ministrada pelo músico e produtor cultural Breno Dallas.

Délcio Cruz Júnior, assessor pedagógico referência da Cipave, explica que o programa também tem como objeto envolver as comunidades no intuito de preservar e auxiliar as escolas em situações de conflito diante do uso inadequado das redes sociais nos ambientes de convívio. “Apostamos, como alternativa, na busca de soluções ou redução de danos através de uma visão pedagógica no caminho da prevenção, o que fortalece a relação escola/comunidade e estimula a mentalidade prevencionista, também incentivada pelos treinamentos voltados aos componentes da Cipave”, explica.

Na próxima quinta-feira (11/10), a Cipave promove nova formação para professores e estudantes. Na ocasião, serão ministradas palestras sobre prevenção à violência escolar e bullying por representantes da Guarda Municipal e pelo assessor pedagógico da Smed Alexandre Ferronato. O encontro contará, ainda, com a presença de Paulo Moratelli, psicólogo e delegado internacional da sociedade científica de Justiça Restaurativa para o Brasil.

Fotos: Carolina Canton