Escola Municipal Padre João Schiavo recebe palestra de segurança na internet

Objetivo foi orientar sobre proteção nas redes e os perigos do mau uso

Os estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre João Schiavo receberam uma palestra especial na última quinta-feira (04/10): o técnico de informática da Secretaria Municipal da Educação, Alexandre José Corso, trabalhou o tema “O perigo por trás das redes sociais e da internet”. Também debateu questões sobre a exposição excessiva na rede, cyberbullying e perigos do mau uso.

Os 184 estudantes dos 6º aos 9º anos puderam aprender mais sobre como utilizar as redes de forma segura e também as consequências que o uso incorreto pode trazer. “Não temos mais como impedir que os alunos usem a internet, mas podemos alertá-los a forma certa de acessar. Por isso é importante que eles tenham a clareza dos perigos que podem ter nas redes sociais”, ressalta a diretora Izamara Monteiro.

Para Corso, este trabalho é necessário para que tanto alunos quanto professores estejam seguros. “Orientamos a buscarem formas de proteção da sua imagem na internet. Quando uma foto é exposta uma única vez na rede, não há mais como retirá-la totalmente. E não basta somente eu saber como me comportar e me proteger, porque às vezes sofremos problemas por publicações de outras pessoas, então é necessário repassar o que aprendemos a todos, criando uma sociedade digital mais ética, segura e legal”, afirma.

Neste ano, Alexandre já deu a palestra para as escolas Fioravante Webber, Angelo Francisco Guerra, Vereador Marcial Pisoni, Giuseppe Garibaldi, Nova Esperança, Presidente Castelo Branco, Cidade Nova, Paulo Freire, Padre João Schiavo e a entidade Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) Caxias.

Para as demais escolas interessadas, é necessário mandar um ofício ao setor da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE), na Secretaria Municipal da Educação (Smed), solicitando a formação.