Equipe REconexão da Smed promove encontro de práticas restaurativas

Um dos objetivos da ação foi aprimorar o trabalho desenvolvido pelos facilitadores nas escolas da rede

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através da equipe REconexão, promoveu um encontro de supervisão de práticas restaurativas na manhã desta quinta-feira (04/10). A ação, destinada aos facilitadores capacitados em Círculos de Construção de Paz vinculados à Smed, ocorreu no Parque Mato Sartori e contou com a participação de 11 assessores pedagógicos da secretaria e uma professora da rede municipal de ensino.

Alexandre Ferronato, assessor pedagógico da Smed e facilitador restaurativo da equipe Reconexão, explica que o encontro foi também uma intervenção, pois visou ao aprimoramento da metodologia. A atividade foi conduzida pelos facilitadores formados para lidar com situações de conflito nas escolas da rede. Também serviu para autoaprendizagem, autoconhecimento e desenvolvimento qualitativo profissional dentro do grupo. “É uma consultoria entre pessoas envolvidas no mesmo trabalho com o fim de obter uma melhoria profissional contínua. Nesse ambiente seguro, obtém-se novos conhecimentos e alternativas de ação a partir dos pontos de vista dos colegas, sempre com a participação de um coaching”, explica.

Outro objetivo do encontro foi esclarecer dúvidas relativas à elaboração, preparação e condução das práticas restaurativas, inclusive sobre situações inesperadas e complexas, em especial as dúvidas surgidas durante a realização dos Círculos de Construção de Paz. “Nossa proposta foi avaliar e alinhar ações e recursos humanos disponíveis para os atendimentos encaminhados ao REconexão até o final deste ano. No encontro houve, ainda, explanações de questões levantadas pelo grupo através de uma enquete realizada na metade do ano com um grupo com diferentes níveis de práticas circulares, por isso a importância desta troca de experiências, conhecimentos e expectativas para o futuro”, declara.

Fotos: Divulgação Smed