Escola Municipal Padre Antônio Vieira realiza Mostra de Trabalhos de 2018

Todos os trabalhos do ano letivo foram expostos para a comunidade escolar

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Vieira organizou, na manhã do último sábado (29/09), a Mostra dos Trabalhos de 2018 das turmas de Educação Infantil até os anos finais.

Durante o evento, os estudantes também fizeram apresentações de teatro, produções textuais, desafios matemáticos, exposição de maquetes e de objetos antigos das famílias dos alunos. Toda a comunidade escolar foi convidada para prestigiar os trabalhos realizados durante o ano letivo.

Fotos: Divulgação Escola Padre Antônio Vieira

Smed divulga escolas vencedoras do concurso de cartazes sobre autoexposição digital

Comissão julgadora avaliou critérios como foco e criatividade dos estudantes inscritos

A Secretaria Municipal da Educação (Smed), através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), divulgou, nesta segunda-feira (1º/10), os vencedores do concurso de cartazes sobre autoexposição digital na infância e na juventude. A proposta foi lançada em agosto para os estudantes do 5º ao 9º ano das escolas da rede municipal de ensino. O concurso, alusivo à Semana de Conscientização da Exploração Infantil e Combate aos Crimes de Internet, contou com o apoio da Coordenadoria da Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS).

21 instituições de ensino participaram do Concurso. Os ganhadores estudam nas escolas Santo Antônio (3º lugar), Santa Lúcia (2º lugar) e Catulo da Paixão Cearense (1º lugar). Na avaliação, foram considerados critérios como criatividade, objetividade, foco no tema, harmonia entre palavras e imagens e qualidade estética. A divulgação dos vencedores foi feita via e-mail e ofício circular para todas as escolas da rede.

O evento de premiação está marcado para o dia 19 de outubro, na Câmara de Vereadores. Posteriormente, os 21 cartazes serão expostos fisicamente na Câmara e na Prefeitura de Caxias do Sul e, virtualmente, no Portal da Educação. O cartaz vencedor ficará exposto em todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental e nas Escolas de Educação Infantil do Município até o final do ano.

Os estudantes autores dos três cartazes selecionados ganharão uma bolsa de estudos integral em qualquer curso profissionalizante, exceto Inglês, em uma escola de informática de Caxias do Sul, e cada uma das escolas que atendem os vencedores ganharão um óculos de realidade virtual. Todos os participantes do concurso ganharão um curso sobre Segurança na Era Digital.

De acordo com Sintian Schmidt, assessora pedagógica de Informática Educativa da Smed, o concurso de cartazes atingiu seu objetivo, que era promover o engajamento dos jovens estudantes e mobilizar as escolas municipais para o debate sobre a autoexposição digital. “O envolvimento de todos os participantes fica evidenciado na qualidade dos cartazes apresentados, que demonstram a preocupação do combate aos crimes de internet e a importância de conscientizar a sociedade acerca do tema”, comenta.

1º lugar – Catulo da Paixão Cearense

2º lugar – Santa Lúcia