Escola Municipal Governador Leonel Brizola passa a funcionar em novo local no próximo ano

Smed remanejará estudantes e equipe escolar para a Escola Estadual Ivanyr Marchioro, após um pedido de desocupação da UCS

Os estudantes e toda a equipe de diretores, professores e funcionários da Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Leonel Brizola serão transferidos para outro local a partir de 2019. Hoje, a instituição atende em um espaço dentro do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (UCS), porém, após um pedido de desocupação feito pela UCS, a Smed remanejou o grupo que passará a ter aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Ivanyr Euclinia Marchioro.

A secretária municipal da Educação, Marina Matiello, e a diretora administrativa, Raquel Baldasso, se reuniram com a equipe diretiva, professores, pais e estudantes da Escola Leonel Brizola nesta terça-feira (25/09) para falar sobre a mudança. “A Smed, em respeito à comunidade escolar, assim que tomou conhecimento da necessidade de realocar essa comunidade para outro espaço escolar, buscou, de todas as formas, encontrar alternativas que viabilizassem o bem-estar de todos. Dessa forma, garantimos a continuidade do acesso àqualidade de aprendizagem já desenvolvida por todos os envolvidos”, esclareceu Raquel.

Os 120 estudantes passarão a ter aulas no novo espaço a partir do próximo ano letivo. A Escola Professora Ivanyr fica a 2,3 quilômetros da atual sede. O transporte escolar dos alunos, de ida e volta do loteamento Campos da Serra até a instituição, será mantido mesmo com a alteração de endereço. No novo espaço, os alunos da Leonel Brizola passarão a ter aula apenas no turno da tarde, já que no período da manhã ocorrem as aulas dos estudantes da escola estadual.

A transferência dos estudantes acontecerá no início do próximo ano letivo e será provisória até a construção da nova escola no Campos da Serra, com início previsto para 2019. O prédio contará com mais de 10 salas de aula, pátio coberto, playground com brinquedos infantis, numa área total de mais de 16 mil metros quadrados. A capacidade da nova escola será de 550 alunos por turno. O projeto da Secretaria Municipal do Planejamento (Seplan) foi finalizado e agora está em fase de levantamento de documentos para elaboração da licitação.