Estudantes da Escola Castelo Branco recebem palestra sobre segurança na internet

Técnico de informática da Smed apresenta a temática para diversas instituições do Município

Os estudantes do 8º e 9º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Castelo Branco receberam o técnico de informática da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Alexandre José Corso, na manhã desta terça-feira (18/09). O profissional falou sobre os perigos das redes sociais, abordando a exposição excessiva e suas consequências, e passou orientações sobre segurança na internet, formas de se proteger na web e proteger a família.

Para a professora de Educação Física e de Laboratório de Informática Educativa (LIE) Simone Palagi da Silva Bastos, o tema é importante por estar presente no dia a dia dos estudantes. “Contribuiu muito para esclarecimentos e aprendizado, além de complementar o trabalho sobre a internet, seus perigos e possibilidades, que estamos implementado na escola”, explica.

De acordo com Yasmim Amoras Pereira, estudante do 8º ano, o técnico de informática ensinou coisas sobre as quais ela ainda não sabia. “Também descobri como me proteger. O tema abordado falava de coisas que acontecem muito com os jovens”, destaca. Iran Cardoso, também estudante do 8º ano, compartilha a opinião da colega. “A palestra foi bem instrutiva, porque abordou um tema que estamos sempre utilizando e foi bom aprender os riscos que corremos se não nos cuidarmos”, conta.

A proposta do técnico da Smed é levar a temática a diversas escolas da rede municipal de ensino em 2018, utilizando os estudantes e professores como multiplicadores do tema. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2012 nas escolas municipais por Alexandre e visa à orientação de crianças e adolescentes para o uso correto, ético e seguro da Internet.

Fotos: Ramon Tissot